quinta-feira, 17 de outubro de 2019

MEUS NETINHOS E OS FORAMINÍFEROS DA AUTORIA DE TERESA LIMA DÍAZ DURANTE LANÇAMENTO NA CIDADE DA CRIANÇA NO SÁBADO, 12/10/19. RECEBO AUTÓGRAFO E TIVE A HONRA DE FAZER A APRESENTAÇÃO, QUE COMPARTILHO PARA ATIÇAR A CURIOSIDADE. AQUISIÇÃO DA OBRA COM A AUTORA




Apresentação



A poeta e escritora Teresa Lima Díaz, de origem cubana, surpreende com a publicação do seu interessante conto com temática voltada à preservação do meio ambiente para o leitor infantil, Meus Netinhos e os Foraminíferos, em sua estreia literária. Fiquei deslumbrada com a sua criatividade em transformar um tema científico da paleontologia, assunto denso e maçante para tantos, em uma encantadora e lúdica contação de história para crianças em um universo recheado com cores, formas, mistérios e descobertas.

Alegorias preciosas ao imaginário infantil, demonstrando sim, que há possibilidade de se tratar matérias sérias com brilho e leveza, fortes aliciadores da indomável atenção da gurizada. Realmente, existe essa maneira agradável para se abordar as questões classificadas como sérias com humor e simplicidade e tornar o complexo em transparente, facilitador da compreensão e do entendimento. A criança agradece.

Em uma linguagem coloquial, que também explora o ritmo interno através de rimas encadeadas, não permitidas na prosa, mas que levam o público infante a mergulhar na magia do texto e encontrar similaridade em seu contexto íntimo, relacionado ao afeto, à alegria, à novidade das descobertas. Pode-se afirmar: Meus Netinhos e os Foraminíferos muda o velho paradigma de dissociação que há entre a escrita científica e a literária.

Agradeço à autora e a sua editora, Ozany Gomes, também presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN, o convite para apresentar o livro Meus Netinhos e os Foraminíferos, que acredito fará muito sucesso entre os jovens leitores mirins, sempre ansiosos por novidades planejadas com carinho e inteligência para os encantar. E, ainda, poderá ser utilizado com maestria pelos seus mediadores. Particularmente, senti-me maravilhada com a descoberta desses personagens reais na presente obra.



Jania Souza

Poeta, escritora, artista plástica

Nenhum comentário: