quarta-feira, 23 de outubro de 2019

X SEMANA DA LEITURA DE ALAGOA NOVA/PB ACONTECE DESDE 21, SEGUNDA, ATÉ 25 DE OUTUBRO, NUMA PROMOÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO COM PARTICIPAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTIVE ARTE LITERÁRIA E SOLIDARIEDADE, PRESIDIDA PELA BRASILEIRA RESIDENTE NA SUÍÇA, ESCRITORA E ARTISTA PLÁSTICA VALQUÍRIA IMPERIRANO, QUE LEVOU AS ESCRITORAS E POETAS JANIA SOUZA/RN, ELIEDER CORRÊA/PR E BRUNO OBOS/RN, EDITOR E MÚSICO PARA LANÇAMENTO DE LIVROS, PALESTRAS E OFICINAS DE ARTES A CONVITE DA CIDADE

Alagoa Nova é uma cidade serrana da Paraíba com temperaturas amenas e uma bela paisagem bucólica. Culinária saborosa e povo amável e acolhedor. Terra de literatos dos quais, três são imortais da Academia de Letras do Estado sediada em João Pessoa.



O Google informou o caminho mais rápido de Natal a cidade paraibana. Surpresa! Caminho muito belo, mas muito perigoso por subir muitas serras com curvas perigosíssimas. De tirar o fôlego. Vale a pena a aventura. Passa dentro de algumas cidades e maravilha-se com descobertas paisagísticas fenomenais. Mamanguape; Guarabira; Alagoinha; Alagoa Grande; estrada de barro 097 PB passando pela Aguardente Carangueijo chegando pela entrada secundaria de Alagoa Grande. Quem errar a entrada da 097, vai bater na cidade histórica de Areia no alto da serra. Tudo muito lindo e logicamente frio, para quem mora na beira da praia.

Ao chegar a cidade, foram localizar a escola do evento. A primeira impressão foi a de que a cidade era muito pequena, mas ao se informar com três diferentes habitantes, receberam a informação de que naquela manhã estava havendo um evento da leitura no espaço destinado a prática de esportes na entrada principal. Enfim, o local foi encontrado e estava repleto por professores, alunos e assessores da Prefeitura de Alagoa Nova. Momento de conhecer a presidente da Associação Cultive de Genebra, Valquíria Imperiano (paraibana residente em Genebra/Suíça), em virtude de manter contato virtual com parcerias literárias, a escritora Elieder Corrêa de Curitiba/PR e a equipe da educação da cidade.

Era a Abertura da X Semana de Leitura da Cidade de Alagoa Nova/PB, evento definido por lei municipal, sendo política de município há 10 anos e mantida por qualquer governo municipal que passe pela cidade. O jovem Prefeito atual, em seu discurso, reforçou a importância do evento e agradeceu a participação e envolvimento de todos, sobremodo o apoio e presença de Valquíria Imperiano. Uma professora leu seu cordel sobrea comemoração de 10 anos do evento e a coordenadora de educação do município falou sobre a implantação, desenvolvimento, resultados e atualidade do Programa da Semana de Leitura do Município de Alagoa Nova. Valquíria falou sobre a parceria e os escritores participantes da ação com o apoio da prefeitura e sobre a Associação Cultive com sede em Genebra na Suíça e envolvida com o trabalho cultural e solidário em comunidades carentes no Brasil no tocante ao incentivo à leitura, à literatura e às artes. Em seguida, foi servido um café patrocinado cooperativamente pelos assessores da prefeitura e o prefeito. Aos quais felicitamos pela ação e demais iniciativas.


Biblioteca Municipal Professora Almira Bastos - FOTOS DE Bruno Obos









A professora e escritora Almira Bastos é a patronesse da Biblioteca Municipal capitaneada pela eficiente e dedicada Ritinha, auxiliada por Marisa, com seus importantes projetos de leitura, poesia, artes e dança, para os seus frequentadores assíduos. Conta com mais de 97 leitores cadastrados de todas as faixas etárias. Além do trabalho prestado à prefeitura como bibliotecária, Ritinha também realiza o trabalho voluntário de agregar valores às crianças, aos adolescentes e jovens frequentadores da Biblioteca Almira Bastos que conta com enorme acervo. Dessa forma, consegue sensibilizar muitos nomes importantes da comunidade para apoiar suas valorosas iniciativas com bons resultados já comprovados. Acolheu a equipe da Cultive com muito carinho, a partir das 17h do dia 21, quando Jania Souza falou sobre sua obra literária, realizou contação de história, declamou, logo em seguida a apresentação de Bruno Obos com sua belíssima música gospel, que encantou os presentes e deu ao ambiente um clima afável de compartilhamento de experiências e trocas. O público presente era composto pelas crianças e os adultos, frequentadores diários da Biblioteca Almira Bastos. A palestra e o bate-papo, em seguida, contaram com o comparecimento da Secretária de Educação do Município, carinhosamente chamada de Tetê.

O Diretor do Colégio Municipal Violeta Costa, Luiz, que reestruturou a escola e recebeu a maior parte da programação de oficinas, palestras e o concurso literário sobre o bioma e preservação da natureza, promovido pela Cultive junto com a Secretaria Municipal de Educação, nesse mesmo dia, no horário das 14 às 16:30h, com empolgante resultado e distribuição de prêmios entre os vencedores e demais participantes, também, compareceu para prestigiar a palestra da escritora e poeta potiguar. Em determinado momento, a convite de Jania, Luiz falou sobre seu trabalho de pesquisa como historiador e do livro em parceria com outros intelectuais da terra, como o professor Jailson (poeta), sobre alguns pontos importantes da fundação de Alagoa Nova. Obra que os motivou a implantar na cidade na sexta-feira, 25, durante o encerramento da X Semana de Leitura, o Instituto Histórico e Geográfico do Município de Alagoa Nova. Nossos parabéns pela iniciativa de registrar oficialmente e documentar a história, o patrimônio e o acervo humano, cultural e artístico produzido no município pelos nativos ou filhos de adoção, valorizando a identidade local e fortalecendo os laços afetivos e a tradição, além de ser inserido no contexto de incentivo à leitura e à escrita, pautas importantes para as novas gerações.

Algumas presenças infantis: Maicon (10 anos); Tainá (8 anos); Maria Heloísa (10 anos) declamadora oficial da cidade, participando da programação dos eventos com destaque; João Paulo; Marconi; Túlio, filho da grande professora Laura, que convidou a presidente da Cultive em 2018 para participar da IX Semana de Leitura com o Festival Cultive de Arte e Literatura contando com a participação de escritores brasileiros e apresentações artísticas de Gina Teixeira, vice-presidente da Associação de Compositores no RJ. O bailarino Matheus, sempre gentil, chegou a biblioteca ainda criança, continua a frequentar até hoje; ele fez um comentário sobre "A abelhinha Jurema" sobre a mensagem que o sensibilizou e a beleza das ilustrações e o agrado em folhear a obra. Esse livro foi lançado na ocasião e, uma agradável surpresa, teve grande aceitação entre as crianças pelo conteúdo e pelas ilustrações com as quais se identificaram como desenhistas e pintoras. Um dos projetos da biblioteca realizado por Ritinha, que procura desenvolver também as atividades de artes visuais. Dentre seus alunos, há o talentoso estilista, que chegou com 5 anos, ela já presta esse serviço a 30 anos, quando da conclusão do seu curso de Biblioteconomia pela UFPB.

A poeta Elieder Corrêa, escritora nascida no Paraná, falou sobre sua poética e um pouco da sua biografia e do prazer em retornar a cidade que a maravilhou no ano anterior. Valquíria Imperiano leu seu conto, para encanto de Maicon, que chegou mais tarde, porém mergulhou na magia da agradável voz com olhos fixos em sua boca até a conclusão da incrível história do sonho previsor do terremoto japonês. Muito interessante. Ritinha falou sobre seu trabalho e revelou que a quantidade de livros lidos sempre é muito alta. Declara que houve um ano que o registro foi de mais de 7.000 livros. Fato que resulta em uma média muito alta para o nível geral da média de livros lidos a cada ano no Brasil. Alagoa Nova é uma cidade de leitores. Contudo, não se pode menosprezar o trabalho do incentivo à leitura e à escrita, porque também nessa cidade há uma grande evasão da escola por causa da cultura da violência e dos hábitos destrutivos, que roubam e aliciam as crianças e os jovens para fora da escola e da espiritualidade, forçando-os a abandonar a prática dos valores mantenedores de uma sociedade harmônica onde o bem comum seja a premissa maior para o convívio pacífico.




Havia muitas crianças e jovens e todos puderam falar suas impressões e leituras sobre as apresentações ou livros comentados, registrando suas opiniões muito valiosas para os presentes. Já era muito tarde, quando, relutante, a comitiva Cultive despediu-se ao som da voz e violão de Bruno Obos com a participação vocal do público. Nesse momento chegou o último colaborador voluntário da biblioteca, que coincidentemente é pastor e pediu para realizar uma oração, muito bem recebida por todos. Em seguida, a comitiva atravessou a rua para jantar na padaria de Mariana, que ficou muito contente em conhecer as escritoras poetas e o músico editor, que foram jantar com Maicon. Após o jantar, penetraram no frio da noite serrana, entraram em seus carros e foram para o hotel do posto na entrada da cidade, onde o Prefeito custeou suas hospedagens e alimento em agradecimento à aceitação do convite para participar com suas contribuições na X Semana de Leitura de Alagoa Nova.

O dia 22 e nosso último dia de participação, encontrou-nos no Colégio Municipal Violeta Costa, dirigido pelo professor historiador e ativista cultural, Luiz, para conduzir pela manhã e à tarde, oficinas de escrita, de contação de história, de leitura, de performance e de autoestima, liderança, disciplina, respeito e convivência em grupo nas palestras ministradas por Jania Souza acompanhada de Bruno Obos com música gospel. Houve participação das crianças de 8 a 12 anos, professoras e mediadoras. Valquíria fez a abertura e introduziu uma música de bom dia de sua autoria, que quebrou o gelo e fez o trabalho fluir com harmonia e proveito para todos. Foi uma manhã muito frutífera. Na sala, foram atendidas sentadas mais de 60 crianças.






Valquíria ministrou oficinas de Artes e Elieder também.













Na hora do almoço, Valquíria e Laura lembraram a visita a creche municipal, alegando que os trabalhos da tarde iriam encerrar depois do horário de atendimento dessa. A comitiva resolveu visitar a creche. Foi um instante de comunhão com a energia das crianças de colo até 3 ou 4 aninhos. Estavam na hora de descanso em dormida e cochilo coletivo. Com a chegada dos visitantes, foram conduzidas ao pátio ornamentado com a X Semana de Leitura. Incentivo a partir do berço. Jania começou a contar história, a da abelhinha Jurema e começou a voar com os braços, então fez-se uma filinha. As crianças voavam e riam. Motivadas, algumas se encaminhavam para uma estante e traziam livros, pedindo para serem lidos. Jania ainda leu o livro das chupetas, resumidamente. Depois, Valquíria foi contar a história do seu leãozinho e fez Jania rugir e Bruno Obos ser o ratinho. Foi uma festa. A participação foi unânime. No momento do ratinho deitar-se enroscado no leãozinho, todos deitaram-se sobre o ratinho. O leãozinho espreguiçou-se e saiu correndo rindo por causa das cócegas e houve uma revoada de passarinhos. As professoras paramentaram-se com seus figurinos e foram contar a história do Sapinho. Lindo! Chegara a hora da despedida com o coração repleto de felicidade. O grupo foi almoçar a deliciosa alimentação com o tempero especial de Alagoa Nova/PB.

À tarde, antes das oficinas, na quadra de basquete, muito utilizada pelos alunos e colaboradores (Bruno também jogou interagindo com eles em um clima agradável de partilha e identificação), aconteceu a encenação de um cordel com o título "A venda de um marido por R$ 1,99". Antes dessa apresentação, o Diretor Luiz fez a abertura dos trabalhos e convidou Maria Heloísa de 10 anos para ler o poema sobre a Lei Maria da Penha. Boa declamadora, empolgou os ouvintes e Jania Souza, que, embora não estivesse escrita nessa programação, quando Heloísa encerrou, levantou-se e foi lá no microfone. Declamou para a escola  o poema de sua autoria "Alicerce do Mundo", fortalecendo a mensagem de respeito à mulher através da prevenção à violência, tão acirrada em tempos atuais e comprovada pelas altas taxas de "feminicídios" registradas em solo brasileiro. A apresentação da peça foi humorística e muito interessante enfocando relacionamento, dependência química, autoestima e superação. Uma crítica muito necessária entre os jovens. Parabéns ao grupo pela ousadia no excelente trabalho.

Em seguida, aconteceu a oficina, porém com uma quantidade menor de alunos na faixa etária de 10 a 14 anos. Trabalhou-se uma dinâmica mais apropriada ao novo grupo, que rendeu grandes resultados pela receptividade e acolhimento ao final. Eles participaram ativamente e compreenderam a mensagem da escrita e sua importância para a autoestima, conhecimento e comunicação, podendo ser utilizada em contos, em poemas, em músicas ou em suas ficções. O exercício será continuado na sala de aula com os professores. Concluiu-se com eles cantando lindas músicas com Bruno Obos e a participação das alunas, Maria Clara e Maria Dalva. O aluno Vitor leu o poema "Onde está o amor?" de Jania Souza no livro "Rua descalça..." Todos agradeceram a professora, que se encontrava com eles por incentivá-los no caminho da leitura, da escrita e do conhecimento. Valquíria Imperiano aproveitou para encerrar entregando a Jania Souza o Prêmio de 2o. Lugar no Concurso de Literatura Cultive da VII Antologia Cultive com o conto "A Viagem de Dona Flor". As crianças ficaram exultantes, principalmente porque foi uma surpresa para Jania. Todos participaram da linda foto que premiou o emocionante final.




Jania, ainda teve oportunidade de parabenizar o professor Jailson, poeta e escritor, que escreveu o poema afixado na entrada da escola: "Aqui é meu lugar". Agradeceu ao Diretor Luiz e equipe. Tirou a última foto da lagoa pequena em frente a escola e rumou com Bruno Obos para a despedida final na Biblioteca Alzira Bastos, onde seus livros ficaram, para serem lidos pelos alagonovenses.

Foram recepcionados por Ritinha, que aproveitou para falar sobre seus projetos, e pelo maravilhoso público frequentador, da criança ao adulto. Valquíria e Elieder chegaram. O abraço de despedida revelou a satisfação do trabalho literário em comunhão com o objetivo de participar da construção de um mundo melhor, mais humano e com oportunidade para todos.

Alagoa Nova/PB, valeu pelo ensinamento e aprendizagem para todos os partícipes dessa valorosa ação.

Gratidão!









Nenhum comentário: