domingo, 28 de abril de 2019

SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA


A trilha por dentro da mata jovem, resultado do replantio de área totalmente exaurida pela exploração de sua madeira como Pau Brasil, Sucupira, Ipê, Andiroba e outras raridades, hoje, no local, termina abruptamente em uma clareira que abre para o precipício da Praia do Madeiro (nome atribuído por causa desse desmatamento predatório). A recuperação da mata ocorreu por causa do replantio do grupo, atualmente ONG, que administra o SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE PIPA e abriga o Projeto TAMAR, que cuida da preservação das tartarugas marinhas, que desovam na praia do enorme litoral brasileiro. É com grande surpresa, que se depara com a vegetação das dunas e falésias em cada mirante das trilhas com direito à belíssima paisagem do oceano a perder-se de vista na linha do horizonte.


Momento de puro enlevo e satisfação humana pela parada da caminha para receber uma brisa relaxante e, também, pelo deleite espiritual conferido por uma sensação de paz e serenidade pelo contato com a natureza e a oxigenação do corpo com ar puro e saudável.




Guia Adriano do Santuário ao lado da Personal Trainer Adrianete Ramos, responsável pelo passeio do grupo na trilha pela RespireAR



Estou com minha amiga Márcia Solange, apaixonada por exercícios físicos, principalmente alongamento e meditação. Selfie de sua autoria. Grande ser humanol


O mar



A mata


A trilha


A natureza oferecendo-se ao contato para deleite do ser



A vida exige preservação




Momentos de silêncio
introspecção
paz


Sala de visita na mata
descanso
reuniões
tranquilidade



Aguçar os ouvidos
para apreciar o silêncio
da mata
que ajuda a descobrir e conectar-se
com o silêncio interior



Talvez uma das árvores mais velhas do Santuário


Adrianete e Márcia


Espaço de funcionamento do Projeto Tamar





Maria José assina o livro de visitas



Projeto TAMAR na Praia do Madeiro fala sobre o nascimento das tartaruguinhas para as crianças e adultos





Ao término da trilha, chegada dos participantes para ouvir o Guia Adriano e as considerações finais da encantadora trilha, que serviu para interação do grupo e exercício da solidariedade e cooperação. Além da capacidade de resistência e verificação dos próprios limites.


As atividades foram encerradas apreciando o Pôr-do-Sol na Praia de Tibau do Sul saboreando delicioso crepe em confraternização com os companheiros.

Gratidão, Adrianete pela excelente tarde em contato com a natureza, a vida e a amizade.


Nenhum comentário: