quinta-feira, 17 de maio de 2012

INSTITUTO CORTEZ PEREIRA EMPOSSA DIRETORIA NO AUDITÓRIO ROBSON FARIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA




 Poetiza das Flores, Lúcia Helena Pereira conduziu o cerimonial
 Homenagens


Centro da Mesa de Honra - Presidente Púbio José e Vice-Presidente D. Maria Aída Ramalho Cortez Pereira


CORTEZ  PEREIRA– Guardião do povo
por Jania Souza



Marco de um novo fazer político voltado para a solução do paradigma da pobreza no RN, Cortez Pereira, um dos mais ilustres filhos dessa terra, dedicou sua existência ao equacionamento dessa triste sina, dessa herança maldita. Destacou-se como um dos seus maiores homens públicos durante o século XX.

Grandiosa e de inestimável valor é  sua importante obra. Inacabada na sua totalidade de resultados futuros por falta de continuidade governamental. Todavia, por respeito a sua memória e as novas gerações, não pode ser relegada ao esquecimento por representar uma negação à afirmação da identidade de um povo. Seu legado exige na sua simplicidade ímpar, sem qualquer traço de soberbia ou demagogia, um centro de estudos que possibilitará as novas gerações, principalmente a política, debruçar-se sobre diagnósticos, alternativas, sugestões e modelos para auxiliar no planejamento estratégico direcionado para o desenvolvimento do estado, procurando resolver o doloroso problema da carência do potiguar.



“Daqui, deste meu mundo, não deixarei de viver os problemas do Rio Grande do Norte. Continuarei a estudá-los e tentarei sempre imaginar soluções, num exercício continuado de amor à terra e ao povo.”

Cortez Pereira



Homem devoto às próprias convicções e à família. Compartilhou sua brilhante, árdua e espinhosa estrada com a eterna e muito amada companheira Maria Aída Ramalho, mulher múltipla em espíritos femininos, satisfazendo-o plenamente em todos os momentos, principalmente nos críticos por nunca o abandonar a revelia. Em reconhecimento ao tributo legado por essa marcante vida ao seu povo, Aída resolveu organizar a presente obra como preâmbulo introdutório ao significante acervo deixado pelo imortal Cortez Pereira, sendo imensamente feliz ao escolher a entrevista concedida ao jornalista Carlos Lyra em 24/01/1983 em sua residência para o programa Memória Viva da TV-Universitária, documentando-a com fotografias históricas.

Deslumbramento!... É o mais puro sentimento despertado no leitor pelo depoimento apaixonado, entusiasmado, sofrido, orgulhoso, digno, sempre altaneiro. Quem se aventurar a singrar o mágico caminho do tímido, inteligente, sonhador infante Cortez Pereira metamorfoseando-se no grande homem público potiguar realizador de sonhos por amor à sua terra, a seu povo, será surpreendido pelo paladino quixotesco investido de magnífica oratória a defender os interesses dos oprimidos, carentes, excluídos (fantasmas da seca a persegui-lo). Transpôs as porteiras de Currais Novos/RN, que não conseguiram limitá-lo; alçou os mais espetaculares vôos desafiando estruturas governamentais arcaicas e o poderio econômico, tornando-os seus aliados na busca de recursos financeiros para viabilizar seus programas – transformar aridez em manancial permanente, pobreza em bonança, otimizando a vida do homem do campo através da produção sistematizada, integrada e assistida dos projetos de colonização agro-industriais-rurais (Serra do Mel; Chapada do Apodi; Mato Grande; Boqueirão dentre outros).



“O que falta não é dinheiro, são idéias. Fala-se em terra seca do Nordeste, mentira. Seca, seca mesmo é a inteligência dos que governam o Nordeste!”

Cortez Pereira




Espírito audaz forjado na secura do Seridó cujas “serras secas”, inférteis, não produziam alimentos para mitigar a fome dos seus abundantes filhos; triste e poeticamente descreve – “A terra parece até filha de retirante: magra, sem carne, com ossos de pedra...” – o espectro da seca acompanhou toda sua trajetória, inspirando-o e levando-o a rasgar as fronteiras do estado e pleitear com sucesso o capital nacional e o externo (BID/BIRD) para financiar o estado e posteriormente o Nordeste, consolidando-se como o grande pioneiro desenvolvimentista da região tão segregada pelas políticas governamentais, que priorizavam as regiões sudeste e sul do país. Vitorioso numa época de tão difícil ascensão. Os olhos de águia da Ditadura espreitavam todos os movimentos, principalmente os realizados pelo grande espírito inovador, revolucionário e indomável, que não se ajoelhava perante regras impostas à submissão da nova ordem militar. Nova ordem castrante, ceifadora de tantas vozes valorosas para a nação.

Político desde a infância. Inteligência privilegiada. Grande orador e negociador. Ético ao extremo. Cercado e admirado pela intelectualidade da época. Teve a honra de ser saudado em nome do povo pelo amigo e professor Câmara Cascudo, quando da sua posse no governo. Ainda criança ingressou no convento, viajando nas estradas do conhecimento, quando “conhece” Marx e torna-se aluno de D. Nivaldo Monte a pedido do seu pai. Criticamente, torna-se agnóstico, construindo sua própria linha de pensamento e ação. Faz-se o grande articulador desenvolvimentista que foi: transformador de realidades; fiel escudeiro das tradições potiguares; guardião de seu povo.

Precursor no programa de Planejamento Familiar (paternidade/maternidade responsável). Exemplo seguido pelo estado do Espírito Santo e referência para Cuba, não sobreviveu às pressões da Igreja e da Ditadura. O alto índice de violência atual no país indica a principal conseqüência pela falta de aplicação desse programa na vida do brasileiro, pois a população cresce desordenadamente e as políticas públicas não conseguem oferecer educação, saúde e infra-estrutura para todos na mesma velocidade e proporção; nem conseguem aumentar o nível de oferta de empregos para absorver o grande contingente de mão-de-obra ociosa lançado no mercado todo ano... quando os jovens alcançam idade produtiva... quando crianças têm que contribuir com a renda da família... quando tantas empresas fecham por falta de planejamento, aumentando o nível de desemprego; enquanto o narcotráfico está cada vez mais organizado, recrutando jovens em todas as escalas sociais. Acorda Brasil!...



“...o RN tornou-se o desbravador de um caminho que o Brasil terá de seguir se quiser ter um destino melhor.”

Cortez Pereira





Nenhum comentário: