domingo, 6 de junho de 2010

CIRANDA POÉTICA DO MEIO AMBIENTE DEDICADA AS POETAS POTIGUARES CLEVANE PESSOA (BELO HORIZONTE/MG) E CEICINHA CÂMARA (LISBOA/PORTUGAL)

A Ciranda Poética de sábado, 05/06/10, coincidiu com as comemorações de conscientização da preservação do meio ambiente, logo, muitas falas voltaram-se para esse tema de vital importância para a humanidade.
Poetas declamaram, leram, encenaram, cantaram, contaram causos e leram mensagens de suas autorias ou de outras mentes pensantes.
As vozes presentes uniram-se em festejo a palavra como ocorre sempre nesses momentos na Ciranda Poética, evento realizado todos os sábados das 17 às 19h, desde abril de 1999, pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA/RN. Atualmente o evento cultural tem por palco as dependências de sala de aula ao lado da Biblioteca Professor Oneles na Escola Estadual Winston Churchill no Centro da cidade de Natal, na Avenida Rio Branco, estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
A coordenação foi realizada pela Diretora de Eventos, poeta Flauzineide Moura, sendo aberta pela Presidente Geralda Efigênia.
Poetas, escritores, cantores participantes e obras apresetadas
XICO SERIDÓ - autorais
- Verde, Quero Ver de Novo (música)
- Passeio a Toa (música)
- Convidou o público presente para o lançamento de seu CD, no domingo, 06/06/10, na Associação Norteriograndense do Idoso.
ZENILDO CÉSAR - autorais - divulgou o seu mais novo trabalho, o opúsculo "Aprendiz de Poeta"
- Próximo (poema)
- Fórmula de Evolução (poema)
MÁRCIO ROBERTO - autorais
- A Catedral
- Carpediem
EVALDO LIMA
- Memórias de Carlos Drumond de Andrade (poema)
- Tu Me Sondas (canção gospel)
SALETE BEZERRA - autorais
- Deus Fez os Céus, a Terra, o Mar
- O Planeta Terra é Lindíssimo
ROSA RAMOS REGIS
- Lampião ainda é Vivo no Coração do Nordeste (poema autoral)
Primeiro Lugar no Festival Sertanejo de Poesia de Acauã/PB - 2008
- Via Sacra de Cleiton de Rego Costa (soneto)
- Bailado Cromossômico de Marcos Medeiros
ARLETE SANTOS - autorais
- Por Favor Motorista
- João Câmara
JANIA SOUZA
- Na Contra-mão do Planeta (poema autoral)
publicado no Gente de Talento 2006, da Caixa
- Pergunta de uma Criança que ainda não Nasceu de João Paulo de Souza da Silva, Curitiba/PR
poema publicado na mesma obra citada acima
JESUÍNA WANDERLEY - trova autoral
MÁRIO LÚCIO - autorais
- A Vida Estribucando (poema)
- No Açude do Coração (xote)
GERALDA EFIGÊNIA
- Olhos/Desejos
- SPVA, Doce Lar de Hilda Furacão
FLAUZINEIDE MOURA
- O Câncer não Gosta de Gente Feliz (crônica)
- Minha Missão na Terra (poema)
FÁTIMA CARVALHO (Fátima Bugari) - autoral
- Apenas uma Lágrima (poema)
A Mestre de Cerimônia, poeta Flauzineide Moura com a aprovação dos presentes, dedicou a Ciranda Poética do Dia Internacional do Meio Ambiente às poetas potiguares além fronteiras: Clevane Pessoa (Belo Horizonte/MG) e Ceicinha Câmara (em Lisboa/Portugal).
Ao término, houve a palavra de agradecimento e os informes da Presidente Geralda Efigênia, que convidou o poeta Mário Lúcio para cantar xote autoral, fechando a noite poética com chave de ouro e bela foto de confraternização.

3 comentários:

Ceicinha Câmara disse...

CARA, JANIA!
QUE TURBILHÃO DE EMOÇÃO SENTI AO LER ESSA MENSAGEM AQUI NO SEU BLOG.
CONFESSO QUE CHOREI!
FELIZMENTE A VIDA TEM O PODER DE CONDUZIR OS ACONTECIMENTOS PARA MELHOR. DIGO ISTO PORQUE, QUASE OITO ANOS QUE ESTOU CÁ EM PORTUGAL E ESSE TEMPO FUNCIONOY COMO ALAVANCA PARA O MEU AMADURECIMENTO, TORNANDO-ME MAIS INDEPENDENTE E CONFIANTE DO QUE ALGUMA VEZ ME JULGARA CAPAZ. ESTE MEU HUMILDE BLOG, ME PROPRCIONOU GRANDES COISAS, FEZ-ME CONHECER MUITE GENTE BOA DA MINHA TERRINHA... E DOU GRAÇAS À DEUS POR ISSO! ESTOU CONSTRUINDO MEU OÁSIS PARA O FUTURO. A VIDA ESTA ENSINANDO-ME A AGIR ADEQUADAMENTE E À PRATICAR O BEM, CREIO QUE NO MOMENTOS OPORTUNO COLHEREI OS RESULTADOS. ALIÁS, JÁ ESTOU COLHENDO! FLAUZINEIDE ESTÁ SENDO MUITO ESPECIAL NA MINHA VIDA! EM JANEIRO DE 2011, ESTAREI INDO DE FÉRIAS PARA CEARÁ-MIRIM E GOSTARIA MUITO DE REUNÍ-LAS TODAS AS CONFREIRAS, PARA CONHECÊ-LAS PESSOALMENTE.
UM ESPECIAL ABRAÇO, DE UMA CONTERRÂNEA QUE VER SEUS DIAS PASSAREM EM TERRAS LUSITANAS E GOSTA DE CONTÁ-LOS.
CEICINHA CÂMARA

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Clevane pessoa de Araújo Lopes disse...
Jânia:

Ceicinha mandou-me sua página e fiquei muito feliz em saber que somos poetas potigaures ausentes, mas presentes, na alma nobre das conterrãneas e dos poetasmigos da SPVA.Tenho muito orgulho e agora ser do grupo e coloco meus blogs à disposição de vocês.Minha avó, Teóphila Teonila era Câmara por dois ramos e então, a Ceicinha e eu nos elegemos primas.Afinal, os Câmara vieram de Portugal, não é mesmo?
Um abraço cheio de poesia para você e todos .
Clevane