terça-feira, 15 de junho de 2010

12 DE JUNHO DE 2010, SPVA/RN COMEMOROU SEUS 13 ANOS COM SUA PLÊIADE E CONVIDADOS, HOMENAGEANDO À PROFESSORA IMACULADA, DIRETORA DO WINSTON CHURCHILL

Em clima de confraternização e reconhecimento, sábado, Dia dos Namorados, 12/06, os artistas literatos sócios da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA/RN e seus convidados, comemoraram as treze primaveras de flores e frutos da entidade.
A Ciranda Poética na Escola Estadual Winston Churchill, na Avenida Rio Branco, foi o palco acolhedor que abraçou as vozes dos poetas debulhando suas emoções pela congregadora e incentivadora de seus desenvolvimentos e conquistas na área cultural, extrapolando muitas vezes as fronteiras da cidade.
Foram lidas mensagens de afiliados, atualmente residentes em outras cidades, outros estados, outros países, corroborando a ruptura de fronteiras pela SPVA/RN em seus 13 anos de existência. Poetas: Rosa Firmo, Fortaleza/CE; Socorro Alvarenga, Rio de Janeiro/RJ; Clevane Pessoa, Belo Horizonte/MG; Ceicinha Câmara/Portugal.
Antes dos Parabéns e da fotografia histórica dos presentes, a Presidente Geralda Efigênia convidou Pedro Grilo Neto e Jania Souza, para entregarem a comenda de AMIGO DA SPVA/RN à professora Imaculada, Diretora da Escola Estadual Winston Churchill, que ficou gratificada com a honraria, declarando a satisfação da Escola em acolher pessoas comprometidas com a palavra e a cidadania, agradeceu o certificado e o presente oferecido por Jania Souza, a obra Elas Escrevem, da Editora Andross/SP, coletânea que tem sua participação com o poema Retrato de Mulher. Jania falou em nome da Sociedade, agradecendo o acolhimento da Escola à Ciranda Poética, lembrou ter sido aluna da mesma na época do Professor Orneles (Diretor) e atual patrono da Biblioteca da Escola Winston Churchill, ressaltando a importância da Escola para a comunidade, principalmente na formação dos futuros dirigentes da sociedade potiguar. A poeta Fátima Carvalho, que também é professora e foi diretora de escola, foi convidada pela Presidente Geralda para homenagear a professora Imaculada, lendo uma de suas belíssimas poesias.
Além desse momento, recebeu-se a visita de Kesya, assessora de empresa de consultoria de educação, que convidou a SPVA/RN para realizar sarau no dia 26/06, sábado, na Livraria Siciliano do Midway, às 17h, na abertura do projeto.
Foi uma tarde alegre, festiva, com muita poesia, música e mensagens.
Os poetas, cantores e musicistas apresentavam-se e falavam o seu sentimento sobre seu relacionamento com a entidade. Os trabalhos foram dirigidos pela poeta Arlete Santos, guardiã do acervo da entidade.
Estiveram presentes os seguintes artistas
Arlete Santos, Mestre de Cerimônia da Ciranda Poética de Aniversário
Tião, Tesoureiro da SPVA/RN
Nezinho, músico, compositor, cordelista
Salete Bezerra, poeta repentista
Márcio, poeta performático
Zenildo César, poeta e enxadrista
Jania Souza
Edivan, compositor
Geralda Efigênia, Presidente da SPVA/RN, assessora da Secretaria de Educação do Estado do RN, professora da UVA (Universidade do Vale do A.)
Ademar Macedo, Editor dos jornais culturais: O Trovadoresco e do eletrônico Mensagens Poéticas
Zelma Furtado, Presidente da Academia Feminina de Letras do RN e do Memorial da Mulher, em sua fala parabenizou o sucesso da SPVA/RN com sua luta pela literatura potiguar e o apoio às entidades congêneras e afins
Chania, professora e poeta
Vivi Viana, gestora do blog: http://www.vivicultura.blogspot.com/ e assessora do Memorial da Mulher
Pedro Grilo Neto, artista plástico, poeta trovador, sócio fundador SPVA/RN e Presidente no biênio 2007/08
Auzêh Freitas, Secretária SPVA/RN
Xico Seridó, músico, compositor, poeta
Deth Haak, Poetisa dos Ventos, Consul do Movimento Poetas del Mundo, Embaixadora da Paz
Priscila Bezerra, cantora
Késya Alves, assessora de empresa privada consultora na área de educação, prestadora de serviço à Prefeitura da Cidade de Natal
Emmanoel Iohanan, Consul do Movimento Poetas de Mundo Zona Leste Natal
Mário Lúcio e esposa, músico, compositor, poeta, cantor
Fátima Carvalho, poeta e professora, e seu esposo, Emanoel
Professora Imaculada, Diretora da Escola Estadual Winston Churchill
Jesuína Wanderley, cantora
Concluídas todas as falas, embora poeta nunca fique exaurido de sua fala, sempre há algo a apresentar, todos cantaram festivamente "PARABÉNS A VOCÊ" e posaram para a foto ao lado da Biblioteca Professor Orneles Figueiredo, iniciando as comemorações de 13 ANOS SPVA/RN, que tem uma extensa programação a ser cumprida até 2011, conforme informação da Diretora de Eventos, poeta Flauzineide Moura, coordenadora do Projeto de Difusão da Literatura Feminina Potiguar, blog: http://www.divulgadoraliterocultural.blogspot.com/

Um comentário:

Rossana Pinheiro disse...

Que saudades da minha poeta maravilhosa, amiga, parceira!! Fiquei feliz em encontrar seu blog Estou seguindo. Beijos mil!!!!
Eu também tenho um: www.rossanapinheiro.blogspot.com