sexta-feira, 11 de junho de 2010

SPVA/RN COMPLETA 13 ANOS DE EXISTÊNCIA E REALIZAÇÕES CULTURAIS

Dr. Rubens Barros de Azevedo, Presidente da SBDE e sócio SPVA/RN; Poeta Pedro Grilo Neto, sócio fundador SPVA/RN e seu Presidente no biênio, 2007-08; poeta português no Teatro Alberto Maranhão no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal/RN em abril/09
Poeta Agslene Martins mostra seu trabalho de arte artesanal na aérea do reciclavél, especialista na área

Ciranda Poética que recebeu o abraço do grande artista brasileiro Perry Sales, ao centro, durante sua visita a Natal

Poetisa dos Ventos Deth Haak e Poeta Arlete Santos, guardiã do acervo da SPVA/RN


Belo Jardim de Magnólias enviado à Jania Souza pela Poeta das Rosas, a grande escritora Lúcia Helena Pereira, Cônsul Poetas del Mundo por Ceará-Mirim

As magnólias representam a amizade e a harmonia literária que impera na SPVA/RN ao atingir seus 13 anos de produtiva existência.

O dia, 12/06/1997, foi um momento muito especial, Dia dos Namorados, para os poetas potiguares. Substancialmente importante para aqueles artistas sem qualquer penetração na mídia local e totalmente destituidos de recursos financeiros para produzir suas obras e alijados do processo encampado por editoras.
Esses operários das letras, iniciantes em seus labores literários e fora das escolas acadêmicas reconhecidas como de valor para a sociedade (os escritores marginais), não conseguiam furar o bloqueio dos cânones estabelecidos, portanto, alijados do sistema mercadológico práticado na época, encontravam-se a mercê de portas cerradas ao seu talento por não contar com qualquer apoio de padrinhos políticos e econômicos para os lançar no mercado editorial da cidade e divulgá-los significativamente através da imprensa escrita, falada e visual.
Nesse contexto sócio cultural, precisamente no dia, 12/06/1997, fundava-se a épica e, a princípio, sonhadora Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte - SPVA/RN.

Seu objetivo, quixotesco, pretendia reunir artistas literários dos mais variados gêneros e congregá-los para fortalecimento da categoria em busca de políticas públicas para contemplar o fazer literário potiguar contemporâneo. Ao mesmo tempo, possibilitar meios e mecanismos para a produção do bem livro e outros canais de divulgação, realizar a veiculação através de momentos apropriados como recitais, saraus, lançamentos, palestras, parcerias. Oportunizar por qualquer meio disponível a apresentação das obras poéticas ao público geral e difundir o fazer literário da terra.

Com essas práticas, promover incentivo à leitura e, consequentemente, a formação de novas platéias, identificando potencial artístico literário em novos valores (decoberta e incentivo de novos talentos). Fecha-se, assim, o ciclo da produção literária pretendida pela entidade nascente em 12/06/97, principalmente, no que tange o empreendedorismo cultural, dinamizando a efervescência cultural da cidade potiguar, adormecida no final da década de 80, quando os eventos do Forte dos Reis Magos cessaram, sepultando um período bastante fértil nas letras potiguares.

Além desses pontos enfocados, a entidade pretende valorizar o artista e permitir seu desenvolvimento em busca do próprio aperfeiçoamento técnico, uma vez que o talento já vem com o artista e só precisa ser burilado com enfoque no seu público alvo.

Os que fazem a entidade têm muito a comemorar nesse dia específico, momento de reflexão e reavaliação da contribuição da entidade sem fins lucrativos e totalmente comprometida com a divulgação, difusão, fortalecimento dos artistas em sua terra Natal e fora de suas fronteiras, pois ela cumpriu seu papel como entidade agregativa democrática e difusora dos seus valores. Muitos já cortaram o cordão umbilical e enveredaram suas jornadas individuais, mas suas atividades tiveram início nas cirandas poéticas e saraus promovidos pela entidade, bem como, em suas coletâneas e publicações.

Por isso, unamos nossas vozes poéticas e aclamemos a SPVA/RN com os parabéns da longa existência em prol do bem comum dos poetas e da cidadania do povo potiguar.
Mensagem da Poeta Potiguar residente em Minas Gerais, Clevane Pessoa
Todos nós eternos somos
nos versos que deixaremos,
nos galhos, gostosos pomos,
nos barcos, perenes remos.
À SPVA, com meu abraço, a cada um, e muitas congratulações...
De versos enamorados,
somos bardos bem felizes,
aos amigos, congraçados
entrelaçadas raízes!
Mensagem da Poeta Cearense na cidade de Fortaleza, Rosa Firmo
Parabéns SPVA/RN - Muita luz e brilho para os poetas.
"Para Bem Viver
É preciso Vir a Ser"
"Celebrar a vida cada dia, é acreditar que somos capazes de superar limites."
Rosa Firmo, em: 13/06/2010

Nenhum comentário: