segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

I ENCONTRO POTIGUAR DE ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES E OUTROS GRUPOS LITERÁRIOS NA SERRA DE SÃO BENTO/RN


O I Encontro Potiguar de Academias de Letras e Artes e Outros Grupos Literários foi realizado com excelência pelas entidades envolvidas na organização e os seus demais parceiros e apoiadores  em total harmonia com as suas linhas de trabalho preestabelecidas e definidas nos contatos e nas reuniões, que o precederam lhe conferindo total êxito nessa primeira edição ocorrida nesse janeiro de 2026 - no período comprendido nos dias de 16 a 18.

Foi um instante pemiado com o brilho diamântico no negrume do céu com as radiações do reflexo dos raios solares pelo planeta Júpiter em seu ápice, que pode ser apreciado a olho nu na ausência da lua no mirante da Pousada Flores de Ipês, na área compreendida por seu auditório e o espaço de lazer da piscina. Um lugar aconchegante na Serra de São Bento, que junto à Casa de Cultura do Município, abraçou  esse primeiro encontro.

Foi um evento literário muito proveitoso de onde devem sair propostas para atuação das entidades envolvidas.

Felicitações à equipe idealizadora  pela realização desse tão grandioso e importante encontro literário e artístico pensando novos caminhos a serem trilhados na solidificação das academias como valiosos organismos de desenvolvimento e incremento a impulsionar o talento potiguar e a fortalecer a produção e a divulgação, a circulação, bem como a difusão das obras e dos seus autores valorizando seus trabalhos autorais.

Os debates das mesas apontam para esse cenário, inclusive com a força representada pela significância da fundação da Academia de Letras e Artes Serrabentense,  clímax da força e da resistência do município de  Serra de São Bento assinando esse compromisso histórico para com o povo e as novas gerações.

Nossos aplausos aos organizadores, aos participantes engrossando as fileiras da batalha da literatura, do livro, da leitura, da biblioteca por acreditarem que a educação através das letras, das artes, da oralidade levam o homem e a mulher ao desenvolvimento humano, social, científico, tecnológico, político voltados para os habitantes dos municípios e para o benefício da própria nação e a torna livre de qualquer dependência a quem quer que seja, por conferir autonomia de pensamento compartlhada com cidadãos conscients de seus direitose deveres, somente assim haverá o resgate da própria identidade e costumes e o filho da terra sentirá orgulho de suas raízes e ancestralidade.

Nossos cumprimentos e louvor à poeta Ariadny Moreira e às suas confreiras e confrades, bem como a força política de São Bento pela visão e decisão de consolidar esse especial momento de reafirmação da importância das Academias de Letras e Artes nos municípios potiguares como agente catalisador de desenvolvimento social, humano e econômico através desse I Encontro Potiguar de Academias de Letras e Artes e Outros Grupos Literários!!! Conferindo a devida importância social dessas entidades em valorizar, preservar, divulgar, apoiar e incentivar as letras e as artes locais como herança imaterial do povo.

Que venham novas edições cada vez maiores e com mais resultados positivos do Encontro Potiguar de Academias de Letras e Artes e Outros Grupos Literários, pois o povo potiguar e o do Brasil precisam de realizações pacíficas e proveitosas para alavancar o bem-estar em todos os segmentos de sua população, sendo que o caminho se encontra no exercício do conhecimento (Educação) e da sabedoria (Pensamento Crítico), a exemplo da prática dos deuses em seu Olimpo na Antiga Grécia. Agora, esse Olimpo, pode-se afirmar, foi instalado na  Serra de São Bento com homens e mulheres comprometidos com as letras e as artes dos potiguares.

 

Nenhum comentário: