sábado, 26 de outubro de 2024

PALAVRARIA SEDIA LANÇAMENTO DE LIVRO DE CONTOS DE TERROR DA EDITORA CJA

Escritores José de Castro e Tereza Custódio  - organizadores e coautores


Quinta-feira, 24 de outubro, ocorreu na Livraria Palavraria o lançamento da mais nova obra publicada pela Editora CJA, capitaneada pelo dinâmico editor Cleudivan Jânio. 

O livro reúne contos de TERROR da autoria de escrevinhadores das terras potiguares sob organização dos competentes escritores Tereza Custódio e José de Castro.

Aplausos e sucesso aos participantes da coletânea de contos de TERROR!!! Nascida e batizada com o título - TREZE CONTOS DE TERROR E MISTÉRIO.

A festa foi a caráter dentro do tema da obra. Registro nas fotos acima da autoria dos presentes. 

Lembrando que os autógrafos ocorreram no período da festa tradicional estadunidense de nome Halloween, que foi aculturada "in loco" através do legado da passagem dos americanos durante a 2a. Grande Guerra por esses lados , fazendo daqui o TRAMPOLIM para o palco do conflito na Europa via Dakar na África através da Base Aérea de Natal/Parnamirim, e, posteriormente, pelo funcionamento da escola de inglês SCBEU.

Para homenagear o relevante papel dessa escola no cenário educacional da cidade, primordialmente nos anos 1960 a 1970, atendendo um enorme número de estudantes, fornecendo embasamento linguístico no idioma inglês para suas atividades futuras e, também, realizando a assimilação de costumes além fronteiras, promovidos pelo estudo e pelo intercâmbio de muitos desses estudantes ao outro país.

O SCBEU encerrou suas atividades ainda no Século XX, mas encontrei excelente matéria sobre ele no site Fatos e Fotos de Natal Antiga. Aproveito para compartilhar um pequeno trecho e o link para quem desejar conhecer mais a respeito dessa importante escola para as gerações daquela época, que refletiram nas novas gerações.

"A Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos (SCBEU), a primeira escola estruturada de inglês de Natal, foi criada em 1957. A localização da SCBEU era privilegiada e ocupava enorme terreno até então utilizado como área do “Adido Cultural dos EUA”, no Bairro de Petrópolis. Em sua fase áurea, a SCBEU chegou a contar com 1.900 alunos.

A SCBEU foi um referencial nos anos 1960 e 1970 para toda nossa geração em Natal. Tinha características ambientais e organizacionais que davam um ar de Estados Unidos dentro da nossa cidade. O laboratório de línguas da SCBEU, importado dos States, era um diferencial na época. A maior parte dos equipamentos e material da Escola foi doada pelo governo americano."

Link: https://fatosefotosdenatalantiga.com/a-sociedade-cultural-brasil-estados-unidos-scbeu/

Nenhum comentário: