sexta-feira, 27 de setembro de 2024

AMOU, SONHOU, VIVEU DE FANTASIA, DIÁLOGOS ÇOM LÊDA MACIEL


A artista visual, ceramista/escultura Zabé @zabe_ateliez, neta-sobrinha da poeta Lêda Maciel com suas amigas Sarah Fernandes @sarahhfernandes - artista visual e Kais Mabelli @kmabelli - bordadeira através do apoio da Lei Paulo Gustavo - FUNCARTE e Fundação José Augusto convidam para a exposição AMOU, SONHOU, VIVEU DE FANTASIA, Diálogos com Lêda Maciel na Pinacoteca RN no período de 14 de setembro a 13 de outubro.  

Corram, pois já se encontra em seus últimos dias de exposição ao público e você perderá a chance de ver o talento dessas artistas singulares que se inspiraram em poemas da já encantada poeta.

Será um passeio no tempo sobre a vida e obra dessa mulher ímpar, que viveu e produziu versos além do seu tempo. 

Tive a oportunidade de conhecer D. LÊDA MACIEL, a poeta, através do convite levado à SPVARN pelos poetas Carlos Magno e Cláudio, para realizar um sarau no sábado, logo após a reunião da entidade literária no Auditório da FUNCARTE, local em que essa se reunia desde 14 de Março de 1999 a pedido de seu presidente poeta Paulo Augusto da Silva à presidente Isaura Amélia Rosado - FUNCARTE.

A Poeta encontrava-se acometida de câncer terminal e seu médico havia lhe dado no máximo 3 meses de vida.

Ela, mesmo na cama, recebeu-nos naquele dia com alegria e a poesia bailando em seus olhos azuis. Declamamos e lemos para ela e D. Lêda Maciel nos retribuiu com seus encantadores e sensíveis poemas. Ela ria de prazer e alegria acompanhada pela senhora, sua cuidadora e acompanhante. Na hora da despedida pediu para degustarmos um saboroso lanche preparado para o momento.

Os sábados passaram a ser concluídos com a poeta Lêda Maciel, que teve a permissão de Deus para vencer os 3 meses e resistir mais de um ano antes de se transformar em estrela na plêiade da constelação de poetas no céu. Foram momentos venturoso para todos nós. 

Lembro do nome de alguns poetas que passaram em sua casa: Pedro Grilo Neto, Mery Medeiros, Arlete Santos, Zé Martins e Agslene, Cláudio, Carlos Magno, Josenildo Brasil, Deth Haak, Américo Pita, Clébia da Costa P. Melo, Elias do Egito,  Fernando Towar, Ciano (Fabriciano Pereira da Silva), Francisco de Paula Pinto, Melânia Soares da Costa, Maria do Céo da Costa, Maria de Fátima Bezerra da Silva, Janilson Dias de Oliveira,  Emmanoel Iohanan, Henrique Eduardo de Oliveira,  Karlo Dean de Sena Batista, João Carlos da Silva Lopes, Xavier, Flauzineide Moura, Rosa Firmo, Rosa Regis, Geralda Efigênia e Edivan e outros...

O ateliê de Zabé está localizado na casa em que viveu em Natal, a poeta Lêda Maciel.

Meninas, parabéns pelo belíssimo trabalho de resgate à memória da Poeta através das magníficas leituras de suas obras. Uma viagem ao centro da alma de uma grande literatura brasileira. 

Nossos aplausos. 

Recomendo. 









Zabé com a Vice-presidente da SPVARN, poeta Ozany Gomes, que atua na equipe da Pinacoteca do Estado. Ela fez-me o convite para conhecer a artista Zabé e a homenagem à poeta Lêda Maciel. Foi uma manhã de boas recordações e arte. Gratidão por esse momento tão especial.
























Obras de Zabé - Ateliê na Casa em que viveu a poeta Lêda Maciel




Jania Souza 
Poeta, escritora, artista plástica 
Autora de Pioneiras e outros títulos 
Sócia-fundadora SPVARN e participante em outras entidades literárias e culturais no RN, Brasil e mundo

2 comentários:

Eliete Marry disse...

Belíssimo trabalho artístico.

Anônimo disse...

Te agradeço imensamente por ter aceito o convite e, juntas, termos podido contemplar as obras inspiradas nos poemas do livro "O verso é o (re)verso, da poetisa Lêda. Promover seu encontro com Izabel me deixou muito feliz, pois ela é uma pessoa de luz, assim como você.