domingo, 23 de outubro de 2022

NO LANÇAMENTO DO LIVRO ABYAYALA MEMBYRA NHE'ENGARA - CÂNTICOS DE UMA FILHA DA TERRA DA POETA INDÍGENA EVA POTIGUARA NO GAMBOA DO JAGUARIBE EM NATAL, RN




A poeta Eva Potiguara reuniu fãs, amigos e familiares no Gamboa do Jaguaribe no Dia do Professor, 15 de outubro, para apresentar e lançar seu livro ABYAYALA MEMBYRA NHE'ENGARA - CÂNTICOS DE UMA FILHA DA TERRA reafirmando seu compromisso com a identidade e causa indígena.

Esse é o seu quarto livro de literatura, uma vez que estreou com O Casulo da Borboleta e lançou Gatos Diversos e Gatos Diversos para pintar, ambos infantis abordando a temática em defesa dos animais, especialmente o gato, objeto desses livros.

Em Cânticos de uma filha da terra, sua voz poética acorda em defesa da natureza e dos povos indígenas. Vai em busca da sua ancestralidade alicerçada nos primeiros habitantes da terra nomida pelos portugueses de Brasil. Hoje, Pátria de todos nós, filhos da miscigenação desde o ano de 1.500, quando ocorreu a chegada de povos de diferentes etnias, para subjulgar os habitantes primitivos e ainda trouxeram escravizados da mãe África a força para habitar esse solo. Séculos mais tarde, tornaram-se um só povo, o brasileiro.

A alma dos poemas ou cânticos leva o leitor a ressignificar a verde mata e sua relação com os habitantes da terra despertando o espírito individual de cada ser humano. Esse interage suas emoções, tristezas e alegrias com o fogo, a terra, a água e o ar, para enfim encontrar a paz após batalhas travadas na caminhada e no relacionamento coletivo.

A força do amor da poeta à sua ancestralidade traça a herança genética passada através da linha feminina numa linguagem adotada e valorizada na atualidade pela consciência da mulher de empoderamento no sistema de participação no status quo da sociedade humana. 

Eva Potiguara, sua poesia amadureceu enormemente com a sua voz poética indígena que lhe deu mais profundidade em emoções, sentimentos e metáforas. Seu eu poético engrandeceu com mais significado e densidade em energia e mensagem. É uma obra bastante instigante, que desafia o leitor a continuar a desbravá-lo, além de muito bem organizado. Acredito que os fatores que a levaram a escrever os poemas, podem ter sido constrangedores para você, mas foram muito favoráveis a sua produção poética de excelente qualidade. PARABÉNS!!!!

Convido os leitores a embarcarem nessa viagem de resgate à identidade e ao orgulho de ser descendente de bravos povos indígenas, os primeiros habitantes do Brasil, pela tinta do urucu a impregnar as faces e as penas do cocar da guerreira das letras Eva Potiguara. 


 

Com a escritora poeta Kalina Paiva 



Roda do Toré 





Durante autógrafo da autora indígena Eva Potiguara 





Sorriso da poeta autora de ABYAYALA MEMBYRA NHE'ENGARA - CÂNTICOS DE UMA FILHA DA TERRA - Eva Potiguara 



Reencontro das poetas e escritoras filiadas a ALAMP e  a SPVARN no lançamento da confreira Eva Potiguara: Jania Souza, Socorro Lobo, Célia Melo - Bombom e Isinha Loraf, também autoras de literatura infantil e contadoras de histórias do grupo Trilhos Encantados, projeto que leva histórias e performances aos trens urbanos 









Com a escritora contadora de histórias Damiana



Posando para escritora Patrícia Teresa, autora das fotos nessa matéria 





Tapioca e outras iguarias típicas como camarão, beiju, pipoca, milho cozido, amendoim torrado, peixe giga assado na brasa, chá, suco e outros petiscos fizeram parte do farto cardápio na oca dos alimentos servidos aos convidados


Recebendo autógrafo da ilustre escritora brasileira, professora do IF- SEEC e doutora em Educação, poeta Eva Potiguara, que levantou sua voz em prol do resgate das causas e identidade do povo indígena, da natureza e animais - nobres causas humanitárias, a quem dedico minha admiração e aplausos!!! 













Com Dona Francisca e sua filha Greice Jerônimo da Silva, escritora, associada ALAMP e professora da Escola Estadual Doutor Otaviano do município de São Gonçalo do Amarante, dirigida pelo professor Edivanilson Paulo da Silva, que esteve na 11a FLiQ Natal no estande da Editora B3S adquirindo livros de autores potiguares para a escola no início desse mês de outubro no Parque das Dunas.

Greice deu a boa notícia de que os livros já se encontram cadastrados e arrumados em estante dedicada aos autores potiguares na biblioteca da referida escola. Aplausos ao professor Edivanilson e sua equipe cuidando com carinho e responsabilidade dos seus discentes através da leitura e valorização das suas raízes em cumprimento à Lei Henrique Castriciano.

Foi um grande prazer conhecer a escritora Greice Jerônimo da Silva, confreira na ALAMP, no lançamento da também alampeana Eva Potiguara. 




Confraternização na oca em que foram servidos os alimentos tradicionais à beira do fogão à lenha que aquecia as panelas de barro com diversas iguarias.





A indígena Eva Potiguara fala da sua obra e faz seus agradecimentos finais antes do vídeo que encerrou a programação 


Nossas felicitações, poeta Eva Potiguara, pelo excelente lançamento do livro ABYAYALA MEMBYRA NHE'ENGARA - CÂNTICOS DE UMA FILHA DA TERRA rico em informações e saberes da ancestralidade original do nosso povo bem antecessor a chegada do europeu, valorizando a sua contribuição à formação do atual povo brasileiro, resgate que enche de orgulho por suas raízes a nação como um todo uniforme e harmônico em sua originalidade peculiar 

Nenhum comentário: