segunda-feira, 24 de outubro de 2022

COMENDA MARIA QUEIROZ BAÍA PELA ESCRITORA LÚCIA ENEIDA FERREIRA - FRAGMENTO DO DISCURSO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE NATAL EM 19 DE OUTUBRO








Escritora Lúcia Eneida Ferreira e a Vereadora Divaneide Basílio, autora da propositura da Comenda Maria Queiroz Baía 




COMENDA MARIA QUEIROZ BAÍA 


Por Lúcia Eneida Ferreira - poeta e escritora 


Em um doce novembro do ano de 2019, eu estava participando do III Encontro Nacional do Mulherio das Letras, na Cidade da Criança aqui em Natal, quando vejo uma simpática jovem se aproximar e folhear meu livro que estava sendo lançado naquele evento literário. Travamos o seguinte diálogo iniciado por mim:

- Esse livro conta a saga de Baía. Você já ouviu falar nela?

- Não.

- Foi a primeira vereadora em Natal com deficiência física. Nasceu sem as pernas, só com um braço e transpôs inúmeros obstáculos para vencer na vida.

- Quero comprar seu livro. 

- Qual o seu nome para eu autografar?

- Meu nome é Divaneide. Divaneide Basílio.

Foi quando me dei conta que eu estava conversando com uma vereadora e no íntimo fiz votos para que ela lesse realmente a história de Maria Queiroz Baía, precursora dos direitos femininos, da inclusão e da cidadania. 

Dias depois recebo uma mensagem da Vereadora Divaneide me convidando para ir ao seu gabinete. Conversamos sobre o livro e ela me falou que a história a comoveu bastante e que o povo precisava conhecer o exemplo de Baía e suas conquistas.

Mas no meio do caminho havia uma pandemia. Havia uma pandemia no meio do caminho... mesmo assim Divaneide não esqueceu de Maria Queiroz e durante os anos de 2020/2021 ela publicava nas suas redes sociais a pergunta “Você sabe quem foi Maria Queiroz Baía? Seguida de uma pequena biografia da minha tia Baía. 

Finalmente no dia primeiro de setembro de 2021 recebo uma avalanche de notícias que saíram nos diversos jornais da nossa terra. 

A manchete com letras garrafais me fez chorar: “Primeira Vereadora com Deficiência de Natal ganha comenda com seu nome na Câmara Municipal de Natal.”

Diante do exposto, querida Vereadora Divaneide Basílio, a minha palavra de ordem é GRATIDÃO.

Tive a oportunidade de conviver com minha tia Baía, de passar férias em sua casa, de viajar junto com ela e de ser sua aluna. Ela mesma me contou diversas vezes a sua história de luta e superação. 

Sempre a admirei por seu espírito combativo, sua garra, sua perseverança, sua fé, seu exemplo de luta contra o preconceito, pela inclusão e pelos direitos femininos.

Mulher simples, nascida em cidade do interior do estado, em 1928, de família humilde, mas jamais baixou a cabeça nem desistiu, nunca!

Maria Queiroz sonhava um dia ser professora e para isso almejava ter acesso à escola, a inserção no mercado de trabalho e conquistar a Independência financeira. Direitos básicos da cidadania que lhe foram negados desde sempre pelo fato dela ser uma pessoa com deficiência.

Em 1981, no Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, em uma entrevista, perguntaram-lhe se ela teve dificuldade para estudar e ela respondeu o seguinte: “Encontrei bastante dificuldade de estudar porque minha aceitabilidade nos colégios foi penosa, basta dizer que somente aos 28 anos, depois de várias tentativas frustradas, entre decepções e lágrimas, consegui ingressar no Atheneu Norte- Rio-grandense para fazer meu primeiro ano ginasial naquele conceituado colégio".

Essa é uma pequena parcela do discurso da poeta escritora Lúcia Eneida na Câmara Municipal de Natal durante a entrega da Comenda Maria Queiroz Baía às pessoas que se destacam na luta pela inclusão social e profissional, cidadãos com deficiência, no município de Natal através de propositura das Vereadora Divaneide Basílio. 

Sessão parlamentar de muita emoção inclusive com declamação de poema. A Presidente SPVARN, poeta Adélia Costa prestigiou esse valoroso momento ao lado dos poetas Roberto Noir e Janaína Leite, que fez a tradução para libras do discurso.

Nossas felicitações à iniciativa do mandato da Vereadora Divaneide Basílio e aos homenageados, inclusive a poeta Lúcia Eneida Ferreira e familiares, parentes de Maria Queiroz Baía, mulher potiguar de fibra cuja vida testemunha que não há impossível para a realização de grandes ou pequenos sonhos. Necessário faz-se fé, foco e determinação para passar sobre todos os obstáculos e sagrar-se vencedor da própria história. Aplausos à Comenda Maria Queiroz Baía, que eterniza o feito dessa fantástica mulher, que acreditou no presente recebido da vida ao nascer e seguir em frente com perseverança de vencedor apesar de toda a lógica da escalada da sobrevivência humana. Ela quebrou regras, negou paradigmas e eternizou-se com suas conquistas.

Para conhecer essa fabulosa história, contatar com a escritora Lúcia Eneida através das redes sociais, @LúciaEneidaFerreiraMoreira para adquirir seu livro Maria Queiroz Baía.  

Um comentário:

Lúcia Eneida Ferreira disse...

Parabéns, querida escritora Jania, pela excelente notícia! Fico muito agradecida pelo seu gesto pois o povo precisa conhecer a história de Baía.