segunda-feira, 21 de junho de 2021

ERI MINHA AMIGA À ERILEIDE ROCHA POR MAGNA FERNANDES

 


Fonte: Facebook de Magna Fernandes

Eri minha grande amiga, minha irmã de coração! Você é um presente que a vida me trouxe pelos caminhos do PROLER. Como foi difícil me despedir de você! Meu coração está em luto.🖤 No silêncio de hoje apenas penso em você, um misto de dor, tristeza, vazio, saudade ... invadem minha alma. Pensar em você me remete ao ano de 1995 quando te conheci. Nessa manhã estava eu na Casa da Indústria/Natal chegando para fazer a minha inscrição no Curso do PROLER e fui atendida por uma moça loira, bonita, olhos azuis que me dizia não ter mais vagas pois o número de participantes já extrapolava a capacidade do auditório. Poxa mais eu vim de tão longe! De onde você vem? Perguntou ela. Pau dos Ferros, respondi. E ela: Não posso deixar você fora, será a nossa última inscrição, mas não tem mais pastas nem cadeira pra sentar. Sem problemas, fico em pé, sento no chão, eu, já feliz por conseguir a minha participação em tão concorrido evento, agradeci. Foram apenas três dias pra ela conquistar o meu respeito e admiração pelo trabalho que realizava com tamanha competência e zelo, incentivando à leitura, o livro nas mãos do leitor e bibliotecas abertas, cheias de vida em pleno funcionamento nas escolas. Em 1999 vim morar em Natal e fui trabalhar na Secretaria de Educação do Estado. Cheguei na CODESE o setor para o qual tinha sido indicada e para minha surpresa Erileide estava ali na entrada. Me apresentei e ela me levou até a Professora Marlíria, nossa chefe na época. Desde então nasceu entre nós uma grande amizade que foi se transformando nesse sentimento de amor mais fraterno. Ganhei mais uma irmã e por extensão toda a minha família ganhou a amizade de Eri passando a desejar sua presença sempre alegre e festiva nos nossos encontros. Foi a primeira pessoa a me chamar de Maria, dizia que o primeiro nome era o mais forte e trazia sorte. Eri era essa mulher incrível! Seu sorriso, sua voz, sua alegria sempre chegavam primeiro e por isso os olhares se voltavam pra ela. Gostava de cores fortes, de flores no cabelo, de perfumes, de se vestir bonita e elegante, de passear, de viajar, de reunir a família e amigos, de inventar ocasiões para nos juntar e transformar tudo isso em festa. {Aqui faço uma pausa pra dizer como é difícil usar os verbos no tempo passado.😭 Minha vontade é usar o tempo presente na sua forma mais viva pra falar nessa amiga tão especial, tão linda e tão amada por tanta gente.} Seu maior tesouro era a sua familia, aquecia sua alma acolhendo cada um deles e se doava em cuidados, carinhos, atenção e proteção por todos eles. Com os amigos não era diferente, nos oferecia colo e ombro nos momentos mais difíceis. O seu abraço era um abrigo acolhedor. Foi uma das pessoas mais generosas, desprendida e justa que já conheci. Ajudava a todos que precisassem dela. Na nossa caminhada presenciei cenas inusitadas de doação, desapego material e amor ao próximo. Seu sentimento de justiça não permitia que ninguém fosse enganado, que ninguém falasse do outro pelas costas. Defendia a pessoa mostrando sempre as suas virtudes e qualidades. Eri vivia intensamente cada momento! Valoriza todas as ocasiões, não recusava convites, participava de tudo levando sempre muito amor. Suas mãos nunca chegavam vazias. Hoje eu entendo porque ela tinha tanta pressa pra viver e espalhar tanta alegria! A professora Erileide Maria Oliveira Rocha, a nossa galega do PROLER viveu uma linda história de amor com os livros e as bibliotecas, principalmente as bibliotecas escolares. Como disse ontem a amiga Salizete Freire, *os livros e as bibliotecas a imortalizaram.* Eri plantou sementes de esperança em muitos corações. Com o seu trabalho organizou cursos, seminários e oficinas de leitura, saraus poéticos, feiras de livros, bibliotecas, disseminando políticas em defesa do Livro da Leitura e das Bibliotecas por todo nosso estado. Construiu com muita garra uma história significativa, entusiasmada por aquilo que sempre acreditou ser instrumento de formação, transformação e mudança na humanidade - *o livro e a leitura* , deixando um legado de lutas e feitos na Educação do Rio Grande do Norte. Essa é a nossa Eri, Erileide, nossa eterna guerreira que lutou bravamente até os seus últimos momentos de vida aqui na terra. Atendendo ao chamado de Deus, ela foi cuidar das bibliotecas, fazer poesia e dançar ciranda lá no céu junto com o nosso querido Joiran Medeiros, mais uma estrela a brilhar no horizonte. Gratidão amiga Eri! Do fundo do meu coração gratidão por tudo que fez por mim. Na minha vida você esteve sempre presente em todos os momentos alegres, tristes, turbulentos, importantes e significativos como a hora do nascimento dos meus três netinhos e eu se quer pude lhe abraçar na chegada da sua tão sonhada netinha - a sua Dudinha. Esse vírus cruel também não deixou que eu pudesse te ajudar, segurar a sua mão no momento mais difícil da sua vida. Sinto que tenho uma dívida de gratidão com você e essa dor me corrói por dentro. Prometo que seguirei amando os seus filhos e os ajudarei sim sempre que precisarem dessa tia de coração. Todos da sua família continuarão sendo muito especiais para mim, assim como os nossos amigos também. Siga em paz minha amiga! Sentirei muito a sua falta! Sua memória permanecerá viva em nossos corações! *Eterna Eri!* Magna Fernandes 20 de junho de 2021

Nenhum comentário: