domingo, 3 de novembro de 2019

FESTIVAL DE LITERATURA EM NÍSIA FLORESTA/RN

Estou com Bruno Obos (música gospel e editor da B3S), Adélia Costa (SEEC/RN), Ozany Gomes (Presidente SPVARN), Cláudio Wagner (Secretário SPVARN), escritores e poetas Teresa Díaz e Anderson Albuquerque e Geralda Efigênia (SEEC/RN)

II Festival de Literatura de Nísia Floresta aconteceu nos dias 31/10 e 01/11 promovido pela Secretaria de Educação do RN.

No Museu Nísia Floresta e na E E homônima, como também no largo ao lado da Igreja Matriz, ocorreu a programação com lançamentos de livros, palestras, declamações, músicas, performances dos poetas, artistas e alunos. Houve feira de livros e cordel e enormes tendas armadas para abrigar a exposição e o acesso ao público com participação do poeta Abaeté da Casa do Cordel; Gelson Pessoa; Cláudia e Filipe Borges; Nando Poeta da Estação do Cordel e outros nomes.

Geralda Efigênia e Adélia Costa, ambas da Secretaria de Educação e Cultura do RN, encontravam-se na coordenação articulando a programação e a visitação das escolas com seus alunos.

Foi um momento muito rico em troca de saberes e incentivo à escrita e à leitura apreciado por todos os envolvidos, beneficiados e transmissores. Inclusive com revelação de dois talentos: Vinícius, excelente músico e cantor, aluno da E E Nísia Floresta apresentou-se com o violão de Bruno Obos no final da apresentação matutina; e, à tarde, Leonardo declamou seu poema desenvolvido pela professora de São Bento com apoio da coordenadora do programa nas escolas estaduais da cordelteca, professora Geralda Efigênia.

Os poetas, escritores e performances da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e da Associação Literária e Artística das Mulheres Potiguares fizeram-se presentes para palestras, declamações e música na exposição de fotos poemas de ambas entidades sob curadoria de Adélia Costa e Geralda Efigênia. No dia 31, compareceu o poeta e compositor Zé Martins, que abrilhantou o evento com seus poemas e música ao lado de Adélia Costa e Anderson Albuquerque. No dia 01 de novembro, foi a vez de Jania Souza e Bruno Obos com poemas e música interagir com os alunos no horário matutino com apoio de Anderson Albuquerque e coordenação de Adélia. Ainda contou com a apresentação de Filipe Borges e sua mãe, poeta Cláudia. Presença de Gelson Pereira. Antes do encerramento pela manhã, a Presidente da SPVA/RN, Ozany Gomes, chegou acompanhada pelos poetas Cláudio Wagner (Secretário da mesma entidade) e Teresa Diáz. Houve pausa para o almoço oferecido pela prefeitura para os artistas literatos colaboradores. À tarde, a primeira visitante a exposição foi a Escola Municipal Iayá Garcia coordenada pela professora de Artes, que resolveu levar seus alunos para uma aula passeio que os encantou. Muito interativa a dinâmica. Despediram-se com o compromisso da professora os levar com mais frequência a essas descobertas literárias e artísticas e para o acervo da biblioteca da escola, as doações de "Nossa Morada", "A abelhinha Jurema" e "Rua descalça". A segunda escola chegou de São Bento exclusivamente para apresentar suas revelações descobertas nas oficinas de cordel ministradas pelo poeta presente e a simpática professora. Foi nesse momento que Leonardo, o poeta, deu-se a conhecer com sua timidez, mas coragem para divulgar seu belo poema vencedor do concurso na escola. Recebeu de presente o livro "O dia em que o boi falou" de Jania Souza, que falou sobre a importância da escrita e da leitura para a transformação do homem. Com sua última apresentação Bruno Obos encerrou a participação da dupla e Geralda Efigênia continuou a falar sobre a ALAMP.








 Na Escola Estadual Nísia Floresta, Exposição de Fotos Poemas da SPVA/RN e banners do Projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar criado e gerido pela poeta Flauzineide Moura. Poeta Anderson Albuquerque, ganhador de Prêmio de Performance Internacional em Angola/África. Alunos da Escola Estadual Nísia Floresta, Vinícius cantor encontra-se à esquerda, primeiro sentado. Parabéns, Vinícius e a todos os seus colegas. Foi muito bom conversar sobre literatura brasileira feita em solo potiguar com vocês.


 Poeta Felipe Borges

No Museu Nísia Floresta, apresentação dos alunos

Nenhum comentário: