sábado, 16 de maio de 2015

29o. SALÃO DO LIVRO E DA IMPRENSA DE GENEBRA 2015 NO PALEXPO - ESTANDE DA EDITORA VARAL DO BRASIL

 Momento de autógrafo das obras de Jania Souza prestigiada pelas escritora Conceição Barros de Vitória da Conquista/BA (participando com sua obra O Fascínio das Catedrais) e a jornalista brasileira Regina.
 Registros da Varal do Brasil.
 Músico e poeta, Marcos Assunpção, que musicou poemas Florbela Espanca e escreveu um livro sobre a poeta portuguesa. Lançou seu mais novo CD e DVD. Agenda pela Europa, inclusive com palestra na cidade de Florbela.
 O Salão sempre é um momento muito especial de contatos e divulgação. Mesmo participando de outras edições, não se torna repetitivo pelo dinamismo de circulação dos autores participantes, editoras, empresas, imprensa e público. Havendo oportunidade, é um momento propício para o crescimento do autor e demais artistas da área como contadores de história, ilustradores, designers e outros que participam da cadeia produtiva do livro.
Belamente, a editora e diretora chefe da Varal do Brasil, poeta Jacqueline  Aisenman afirma que seu idioma é sua pátria. Citação muito oportuna para uma brasileira de Laguna/SC residente a mais de dezenove anos na encantadora, embora gélida, cidade genebrina, que a acolheu com carinho, permitindo-lhe plantar suas sementes. Encontra sua identidade na maior expressão da sua cultura nativa, a palavra. Tal fato não permite que ela perca os laços com sua origem e seu eu materno.
Ao lado do seu esposo, companheiro, amigo e cúmplice no amor à Literatura Brasileira estendida no Varal aos países lusófonos e aos cidadãos brasileiros espalhados pelo nosso mundo de Deus, desenvolvem a atividade de difundir, divulgar e disseminar a Língua Portuguesa em Genebra e no resto do mundo com muita propriedade de quem sabe o que faz. São realmente de fato Embaixadores da Língua Portuguesa em Genebra e por extensão no Velho Mundo. Nosso aplauso a esses corajosos e desbravadores investidores da divulgação do livro e grandes anfitriões. Nosso muito obrigada pela acolhida e carinho na permanência, fazendo com que todos nós nos sentíssemos em casa.
Foram dias encantadores com sol frio e chuvas esparsas. Tudo verde. Gente gentil. Educada. Hospitaleira. Segunda cidade mais cara do mundo. Mas sofreu um impacto nesse momento com a crise europeia. O governo retirou o subsídio do franco suíço e ele ficou equiparado ao euro. Reflexo de crise econômica. Não sei se a retirada dos depósitos ilícitos dos corruptos da Petrobrás, milhões, minaram as bases da economia do país dos relógios. Espero que eles superem esse momento. Porém continuam de parabéns por saberem optar por boas escolhas. E a melhor delas é o incentivo à leitura através de várias medidas e uma delas se formata no enorme, sofisticado, repleto de novidades literárias apresentados no Salão do Livro e da Imprensa que esse ano (2015) chegou a sua vitoriosa execução de 29 de abril a 03 de maio levando um grande público de todas as idades aos estandes distribuídos no grande parque de exposição com arquitetura integrada à vegetação e ao plano espacial no Palexpo.



 Jania conversa com a escritora e jornalista brasileira Valdívia S. Beauchamp (Val Beauchamp) residente em New York. Suas obras são todas em inglês, por razões de habitat. Sua mais recente obra "My Mesopotamia Notes of Gertrude Bell foi autografada durante o evento literário.
Momento de autógrafo dos homenageados do estande da Varal do Brasil. Escritores fascinantes, diversos. Ganhadores de prêmios literários no Brasil. Inclusive, segundo Ronaldo, vive exclusivamente da literatura após ganhar o Prêmio da Cidade de São Paulo. É cearense, mora em Pernambuco e vive de direitos autorais. Grande figura e de papo agradável com uma voz mansa. Ler permanentemente tudo a sua volta. Marcelino Freire, o primeiro da esquerda para a direita, ganhou o Jabuti e hoje tem um projeto aprovado pelo Itau para conhecer e apresentar através de intercâmbio cultural, centros e comunidades com movimento cultural fora dos grandes meios populacionais conhecidos. É pernambucano e mora em São Paulo. Conhece Daniel Michoni e a escalada da editora Jovens Escribas. A convite da qual visitou Natal e conheceu a revelação jovem da editora a poeta e ativista cultural Regina Azevedo que lançou seu último livro em março "Por Isso Eu Amo em Azul Intenso". Cínthia Moscovith, que não se encontra nessa foto, também homenageada é de ascendência judia e suas tradições tem uma marca presente em sua escrita. Já foi traduzida em vários idiomas como seus companheiros. Esteve acompanhada pelo seu esposo Paulo, também escritor, que autografou, Gaúchos levando uma pequena mas significativa mostra da produção que circula na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro e já chega em 2015 a sessenta e uma edições. Sendo considerada a maior feira de livros ao ar livre das américas ou quiçá do mundo.
Do extremo, Rio Grande do Norte, terras potiguares desembarca no Salão a representante Jania Souza e encontra Diulinda Garcia com sua obra poética "Rascunho" e André Sales com seu ensaio sobre Câmara Cascudo.
A Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza lançou sua bela coletânea com a presença de seu presidente Bonfim e demais membros.
Ângela Mota, promotora e consultora de eventos, radicada em Genebra esteve presente dando cobertura ao evento e ao músico Marcos Assunpção.


Jacqueline apresenta a coletânea Varal Antológico 5 organizada com sua chancela e participação. A obra conta com autores brasileiros e de outros países. No lançamento, Jacqueline, Jania Souza, Paulo Roberto Cândido - Presidente da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos (Alasac), apresentação; Paula Alves, contra capa; Maria Emília Algebaile, orelha.

Boa noite! Essa é a primeira parte dos informes...

Nenhum comentário: