sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Exposição de encerramento – Oficina de Poema Fotográfico - CONVITE DA POETA VALQUÍRIA GESQUI MALAGOLI EM JUNDIAI/SP

Exposição de encerramento – Oficina de Poema Fotográfico


             A “Oficina de Poema Fotográfico”, que aconteceu de agosto a outubro de 2014, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, ganha mostra de encerramento, aberta ao público, a partir do sábado dia 25 de outubro, no saguão do Centro das Artes.
             Ministrado pelas escritoras e poetisas Renata Iacovino e Valquíria Gesqui Malagoli, o curso promoveu encontros com teoria e prática acerca do “Haicai”, popular e carinhosamente conhecido como “poema fotográfico”, mergulhando na história dessa técnica criada por Bashô, no Japão, no século XVII.
O Haicai chegou ao Brasil no início do século XX, e seu estudo possibilitou à turma, inclusive, sair em busca de imagens, ou seja, fotografar.
Tal material, fruto de trabalho no sentido de compreender a ideia da modalidade poética em questão quanto no de despertar o olhar dos participantes para as minúcias imperceptíveis ao olhar desatento ou apressado, é que virá a público.
             Assim, esse “olhar diverso”, base não apenas para a confecção do Haicai, como também para toda e qualquer forma poética, contribuirá, agora, para a ampliação do conhecimento da poesia em geral pelas pessoas que passarem pelo local durante os vinte dias em que a exposição ali permanecerá.
             Em vista da crescente difusão que vem sendo feita dessa forma poética, que influenciou até a poesia modernista brasileira, mas que ainda nos dias de hoje, apesar desse crescimento, continua consideravelmente desconhecida e tanto mais considerada um “bicho de sete cabeças”, quem conferir se surpreenderá em função do resultado poético, isto é, simples e belo.
            
Exposição de Encerramento da "Oficina de Poema Fotográfico"
Local: Saguão do Centro das Artes
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 1093, centro
Período: 25 de outubro a 13 de novembro
Horário: segunda a sexta das 8 às 18 horas 

Nenhum comentário: