segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AWÁ, O LAÇADOR DE LUAR DA AUTORA POTIGUAR DORINHA TIMÓTEO (POETA, AGITADORA CULTURAL, CANTORA, CONTADORA DE HISTÓRIAS, PROFESSORA) - NOSSO APLAUSO


 APRESENTAÇÃO DE DORINHA TIMÓTEO E BARROCA EM SEU TRABALHO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PELOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RN

 Viver a literatura é estar comprometido com nossas raízes culturais. Meu canto literário é dedicado às chuvas que são as mais belas orações rezadas pelo povo do sertão quando mergulham num banho consagrado nos açudes de nossa terra. 
E banhada nessas águas dos açudes do sertão potiguar dedico meu canto as nossas origens. 
No meu texto também falo dos índios Potiguares donos dessa terra e expulsos pelo desrespeito e insensibilidade de cada um que ama a cultura estrangeira e não valoriza a nossa própria cultura.
Nós precisamos nos adentrar mais em nossas origens, conhecermos mais nossas histórias e nos reconhecermos nela.
O meu Livro Infantil Awá, o Laçador de Luar, traz numa linguagem poética-popular a saga de um povo em busca de um lugar repleto de abundância, harmonia e beleza e esse lugar é esse chão potiguar. Esse texto convida o leitor para mergulhar em nossa cultura e juntos dançarmos a ciranda ludopoietica das impressões, sensações e sentimentos que, silenciosamente, preenchem o texto numa dança de co-autoria onde bailam juntos autor-texto-leitor, cada um dando à palavra-poética a sua impressão, e dando ao texto a novidade que a palavra nascida do silêncio permite aflorar.
Convido cada leitor para dançar comigo a ciranda da co-autoria, pois minha poesia exige de quem a possui a presença do corpo e da alma plena de sentidos que faz brotar outros e outros e outros poemas silenciosos.
Eis-nos aqui, cantando e contando as coisas de nossa terra.
Eis-nos aqui rezando as orações do povo potiguar.

Fonte: Texto e fotos, Dorinha Timóteo e equipe

Um comentário:

Dorinha disse...

Obrigada Jania, Ave sempre poesia na terra potiguar, pelo cuidado e carinho.
Um Abraço humanescente.
Dorinha Timóteo e Barroca.