domingo, 2 de maio de 2010

I ENCONTRO DE ESCRITORES DE LINGUA PORTUGUESA EM NATAL

Sonia Campos, Diretora do SESC/RN, Jania Souza (representante da Presidente da SPVA/RN, Geralda Efigênia), Zelma Furtado (Presidente da Academia Feminina de Letras do RN), Eduardo Gosson (Presidente da União Brasileira dos Escritores do RN), Lúcia Helena Pereira (Consul Poetas del Mundo por Ceará-Mirim)
Exposição do Memorial da Mulher no Salão Central do Teatro Alberto Maranhão

Poetas Ester, Zelma Furtado (Presidente da Academia Feminina de Letras do RN), Flauzineide Moura (Diretora de Eventos SPVA/RN), Jania Souza


Presidente da SBDE, escritor Dr. Rubens Azevedo, poeta Pedro Grilo Neto, poeta português Silvino Potêncio



Vereador e a escritora Ana Maria Cascudo Barreto, poeta Lúcia Helena e dramaturgo e ator Dimas Carlos


Foi um sucesso o I Encontro de Escritores de Lingua Portuguesa em Natal/RN, Brasil, durante três dias. Momento em que foi tratada genericamente as especificidades linguísticas de cada região que adota o idioma português e teve que assimilar e miscigenar fala nativa com a nova simbologia fonética e idiomática advinda além fronteiras. Esse encontro não pretende solucionar, mas levantar questões que possibilitem novos encontros mobilizadores de intercambio cultural.

Espera-se que esse seja o primeiro de uma sequencia de encontros que venham a proporcionar uma maior interação entre os lusófonos, pois tem-se a vaga impressão de que o nativo português com seu sotaque característico fala um idioma totalmente diferente do brasileiro ainda em nossos dias e apesar de toda a uniformização da escrita, às vezes, é incompreensível aos nossos ouvidos. Esses encontros não pretendem modificar os hábitos culturais, praticamente impossível, mas pretende manter uma aproximação e conhecimento de diferentes culturas que falam de forma generalizada a mesma codificação sonora.
A Prefeitura da Cidade do Natal, na pessoa de sua executiva, Micarla de Sousa, e suas secretarias, sobremodo a FUNCARTE, presidida pelo jornalista Rodrigues Neto, estão de parabéns por trazerem tão importante evento para a cidade, dando continuidade e ampliando o enfoque de edições anteriores sob o título de ENE - Encontro Natalense de Escritores na gestão de Carlos Eduardo e Dácio Galvão. A população agradece ao empenho da Administração Municipal por preocupar-se com o intercambio literario potiguar com o resto do país e, agora, além fronteiras, fomentando e organizando evento literario com a magnitude dessa realização.

As entidades culturais do estado fizeram-se presentes, dentre as quais cito: SPVA/RN; UEB/RN; AJEB/RN; ACADEMIA FEMININA DE LETRAS; MEMORIAL DA MULHER; ACADEMIA DE LETRAS DO RN; ACADEMIA DE TROVAS DO RN, dentre outras, como universidades, colégios, faculdades.

O evento foi registrado e divulgado pela imprensa local e portuguesa.

No segundo dia, às 17:30h, a SPVA/RN conduziu sarau na praça de alimentação com participação de vários poetas presentes. Jania Souza abriu as apresentações e coordeno-as. Poetas participantes: Pedro Grilo Neto, Auzêh Freitas, Zelma Furtado, Ana Luiza Bulamarqui, Rosineide Silveira, José Gaudêncio, Márcio, Gilda Moura, um jovem pedagogo e mensagem do poeta português Silvino Potêncio.

Fotos da poeta e escritora Lúcia Helena, a quem agrademos de coração a maravilhosa e completa cobertura em: palavras e imagens com link ao lado.

Um comentário:

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Olá, saudosa Jânia,

Fiquei super triste por não poder participar, me inscrevi e tudo, mas na hora h, tive um probleminha de saúde(já resolvido!) que me impediu de ir! Uma pena mesmo, mas adorei seu relato e as fotos! abraço