domingo, 19 de julho de 2009

AOS TROVADORES NOSSA HOMENAGEM - RUBENS BARROS

Nesta especial data, em nome da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE) e da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), saúdo os talentosos e criativos Poetas que nos brindam com as suas obras. Efusivos parabéns!
Fraternal abraço de Rubens Barros de Azevedo (Presidente da SBDE)

18 DE JULHO - DIA DO TROVADOR -

Em reconhecimento pelo seu trabalho em favor da cultura, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através de decreto-lei, oficializou 18 de julho, dia do nascimento de Luiz Otávio, como DIA DO TROVADOR.
O termo TROVA, do francês, "trouber" (achar) nos indica que os trovadores devem "achar" o motivo de sua poesia ou de suas canções. Apenas as citações de "composição ligeira e de caráter popular" e "cantiga ou quadra popular" podem nos conduzir ao que é e o que representa, hoje, na literatura portuguesa este gênero, do qual disse Catulo da Paixão Cearense; "A Trova é a mais popular das formas poéticas!"
A TROVA é, hoje, o único gênero literário exclusivo da língua portuguesa! Originária da quadra popular portuguesa, encontrou campo fértil no Brasil, mas, só depois de 1950 começou a ser estudada e difundida literariamente. Nesta época, um poeta do Rio de Janeiro, chamado Gilson de Castro e que, mais tarde, adotou o pseudônimo literário de Luiz Otávio, juntamente com J.G. de Araújo Jorge, começou a estudar e propagar a quadra popular brasileira, junto a um seleto grupo de poetas.
Gêneros da Trova Os gêneros básicos da trova são três:

A - Trovas Líricas: Falando dos sentimentos; amor, saudade, etc.

Saudade palavra doce
que traduz tanto amargor;
saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor... Bastos Tigre

B - Trovas Filosóficas: Contendo ensinamentos, máximas, pensamentos, etc.

Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber:
-- a vida que nós vivemos,
e a que sonhamos viver... Luiz Otávio

C - Trovas Humorísticas: Como o próprio nome diz, são trovas que se propõem a fazer rir.

Eu, trabalhar desse jeito,
com a força que Deus me deu,
pra sustentar um sujeito
vagabundo que nem eu ???... Orlando Brito

Por: Izo Goldman Fonte: Cáqui

Nenhum comentário: