segunda-feira, 29 de junho de 2009

SHOW DO POETA ACACI


1


SOBRE O SHOW

O show de lançamento do cd Do Cordel à Embolada acontecerá no dia 03 de julho de 2009 (Sexta-Feira), no Auditório do IFRN com entrada franca. O início está previsto para às 19:00 horas com um sarau aberto à participação dos poetas da SPVA. Às 19:30 h a dupla mirim de emboladores de coco Maçã e Maturi faz a abertura do Show e às 20 h inicia o Show do Poeta José Acaci. O evento tem a coordenação da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins _ SPVA/RN e do Grêmio Estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Norte _ IFRN . E terá no palco a participação dos músicos:
José Acaci: Violão e Voz,
Mazinho : Violão solo e Vocal,
Lauro Medeiros : Baixo,
Carlos Magno: Pandeiro e Vocal
Dudu: Bateria e Percussão,
Clauberto Freire: Sanfona e ,
Regina: Triângulo e Vocal.

O Show é uma mistura de Literatura de Cordel, Coco de Embolada e Poesia. Tem a participação especial de Carlos Magno na Faixa “A Peleja do Velho com o Novo” e a intercessão dos poetas Alzeh Freitas, e Deth Hack.

SOBRE O CD “DO CORDEL À EMBOLADA ”

O CD “Do Cordel à Embolada” de autoria do poeta cordelista José Acaci, tem direção do autor e do músico Ismael Alves. O trabalho traz o molejo do Xote Nordestino, a irreverência e a engenhosidade criativa do Coco de Embolada, o humor apimentado dos causos matutos, e magníficas homenagens como nas faixas “Homenagem a Xexéu” e “ Embolada Potiguar ” . Resumindo, o CD é uma grande contribuição à cultura e à educação do Rio Grande do Norte.

SOBRE O AUTOR

José Acaci é Consul Poeta Del Mundo, membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte _ SPVA/RN e da Associação dos Poetas Populares do Rio Grande do Norte. Em 2008 recebeu as comendas “Mérito Olegário Mariano” e “Mérito Luiz da Câmara Cascudo” pela Academia Caxambuense de Letras - MG, além de homenagens da Aliança Francesa, SESC e de várias escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Norte.

É filho de Chagas Ramalho, Cantador de viola e cordelista paraibano da cidade de Cuité, e de Dona Mariquinha, que enviuvou em 1990 e até hoje mora em Macaíba-RN, cidade onde o casal criou seus oito filhos. Herdou do pai o dom e a paixão pela literatura de cordel. Criou-se viajando pelas feiras do interior ajudando o pai na venda de folhetos clássicos como: O romance do pavão misterioso, histórias de João Grilo, A peleja de Zé Pretinho com o Cego Aderaldo, Coco Verde e Melancia e outros.
Sendo um estudante dedicado, tomou gosto pela matemática e pelo cordel, até que um dia descobriu-se capaz de meter-se pelos caminhos cordelistas. Residente em Parnamirim-RN desde 1986. Professor, com licenciatura plena em matemática (UFRN), tem pós-graduação em Análises de Sistemas, além de cursos de aperfeiçoamento em matemática a nível médio e fundamental. Nos últimos anos tem se dedicado a várias obras poéticas. É Autor do livro Histórias de Rio pequeno - Uma Viagem Poética sobre a História de Parnamirim ” , do CD “ Cordas e Cordéis ” lançado junho de 2006. É também autor de mais de cinqüenta títulos de cordel, entre eles: Encantos do RN, Protesto à Pornofonia do Forró Estilizado, Cordel da Cidadania, O Cajueiro de Pirangi, Nomes Indígenas, Coisas que Vovó dizia, O Burro é o ser Humano, Nosso Rio Potengi e o Desastre Ambiental, Aquecimento Global, A Vingança de Maria, O Bicho Caiu de Lado, A Fortaleza dos Reis Magos, O Sonho de Joãozinho, entre outros.

Em 2005 Acaci idealizou e apresentou à secretaria de Educação de Parnamirim o projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula, O projeto foi implantado em quatro escolas da rede municipal e continua em plena atividade atingindo em 2009 doze escolas. Trazendo para a sala de aula a musicalidade, a métrica, a rima e as histórias, causos e narrativas da literatura de cordel. Acaci é um batalhador apaixonado pela arte, que sonha com uma educação de resultados e uma sociedade mais justa e consciente dos seus deveres e responsabilidades com o futuro do lugar onde vive.

Contatos:
José Acaci: 9951 9873
joseacaci@hotmail.com
Geralda Efigênia (Cordenadora do evento) : 8812 0307

Nenhum comentário: