Durante a FLIMOSSORO 2025, a poeta, escritora, professora UERN e Dra. Leila Tabosa convidou as confreiras e poetas Adélia Costa, presidente, e Jania Souza, diretora de comunicação, para darem entrevista na TV TCM Canal Mossoró à jornalista e apresentadora Penélope, na sexta-feira, 15 de agosto, à tarde, sobre a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte - SPVARN.
Na sala de espera, a gentil poeta Leila Tabosa fotografou parte da interessante entrevista e cedeu os registros para divulgação a seguir compartilhados.
Presidente SPVARN - Adélia Costa e a Diretora de Comunicação - Jania Souza com a entrevistadora Penélope
As entrevistadas falaram sobre a fundação da entidade literária em Natal em 12 de junho de 1997 pelo poeta jornalista Paulo Augusto e outros poetas, dentre os quais destacam-se Pedro Jacob, Mery Medeiros, Arlete Santos, Carlos Magno, Pedro Grilo Neto, Jairo Silvestre, Lécia Cavalcante, José Gonçalves, o poeta Blecaute, Jackson Garrido, Tércia - elaborou a primeira Ata assinada apenas pelos presentes naquele dia na Casa do Trabalhador, presidida pelo poeta Roberto Lima, onde aconteceiam as reuniões e registrou em cartório seguindo as orientações do coordenador Paulo Augusto -, inclusive Jania Souza, que também participou desse movimento e consolidação da entidade, antes um sonho do fundador através do jornal de encarte POESIATIVA, o qual fazia circular no Diário de Natal e posteriormente em outros veículos de comunicação.
Também se falou da missão do organismo em divulgar e difundir os poetas e afins associados, por esses se encontrarem fora do acesso às entidades de literatura canônicas já existentes no estado, mas que dificultavam o ingresso em seus quadros de sócios.
Faz parte dos objetivos da agremiação de poetas através da disseminação das suas obras orais e escritas o incentivo à leitura e o despertar de novos talentos. Dessa maneira garantir a longevidade da entidade no estado potiguar já tendo iniciado polos e parcerias com outros municípios além de antiga parceria com a POEMAS de Mossoró - congregação de poetas mossoroenses como Cid Augusto, Marcos Ferreira, Caio César Muniz e outros importantes nomes do cenário literário dessa cidade, que nos acolheu e recebe com gentileza, respeito e humanidade.
A SPVARN existe há 28 anos. É de utilidade pública nas esferas: municipal de Natal e do estado RN. Patrimônio Imaterial da cidade de Natal e do RN.
Sua filosofia é democrática respeitando todos os credos e estilos, desde que seja praticada a coexistência mútua e pacífica. Assim está aberta as diversas linguagens poéticas.
Agradece à associada Leila Tabosa e a apresentadora Penélope pelo acolhimento e entrevista em seu programa na TV TCM CANAL MOSSORÓ.







4 comentários:
Parabéns às confreiras Adélia Costa e Jania Souza por divulgar a SPVA em Mossoró e pela excelente entrevista.
Abraço de Lúcia Eneida.
Parabéns para a SPVARN por ter sabedoria em eleger essas duas baluartes da cultura para dirigir , divulgar e manter esse ótimo relacionamento em todas as direções que se possa alcançar. Avante SPVA!!!
Obrigada pela força. Juntos pela poesia Potiguar.
Gratidão, poeta querida Lúcia Eneida. Beijo 💋
Postar um comentário