Uma tarde de magia na varinha da cultura e arte nativa foi discorrida nos braços do sol e alguns pingos de neblina tímida nas instalações da Escola Municipal Irmã Arcângela no bairro de Igapó numa promoção da equipe pedagógica a convite da professora Conceição e idealizadora do Projeto Gibiteca Itinerante.
Os alunos realizaram UM MERGULHO NAS RIQUEZS DO RN nos dias 19 e 20 de dezembro a partir das 14h e puderam se deleitar com o cantor, músico e compositor Sueldo Soares, com as poetas escritoras Jania Souza, Gláucia Marilac, Isinha Loraf, a presidente do Instituto Câmara Cascudo - Daliana Cascudo e com o músico, compositor Carlos Zens e a coreografia de alunas e alunos do Fundamental I com suas professoras, resultado das leituras das músicas de Carlos Zens.
Quadra da EMIA lotada às 14h para a Mostra Cultural com os artistas, músicos, cantores e escritores Sueldo Soares, Gláucia Marilac, Daliana Cascudo, Presidente do Instituto Câmara Cascudo, Isinha Loraf, Jania Souza e Carlos Zens
Leitura da biografia dos artistas convidados pelas alunas e pelos alunos. Os artistas e o escritor e folclorista Câmara Cascudo (in memoriam) tiveram suas obras estudadas durante 2 meses, tempo necessário para a preparação da MOSTRA CULTURAL envolvendo todo o corpo discente, docente e familiares, também presentes ao grandioso evento de encerramento das atividades letivas em 2024. Uma riqueza de conteúdo, saberes e partilhas.
Mesa dos homenageados
Professora cerimonialista Jonessa - Coordenadora Pedagógica conduzindo a apresentação dos artistas, escritoras e de Câmara Cascudo pelos alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela.
Muitos dos alunos se aproximaram para ganhar um autógrafo, fotografar e falar do encantamento de conhecer e falar com um profissional das artes e da literatura, normalmente vistos apenas nos cds, rede social e nas capas dos livros. Uma realidade distante e abstrata para uma visão de proximidade e identificação, ofertada no encontro presencial.
As letras das músicas e ritmos dos cantores Sueldo Soares e Carlos Zens abordaram temas afetivos e de pertencimento como a valorização dos bairros da Zona Norte e da população, enaltecendo as raízes. Carlos Zens trouxe sua música Xanana abordando a flor símbolo da cidade e do estado e as rendeiras de Ponta Negra. A poeta Gláucia Marilac recitou poemas de sua autoria e Jania Souza falou de sua emoção e agradeceu o momento especial exaltando a importância da criança, do adolescente para o futuro do Brasil, desejando Feliz Natal.
O cantor Sueldo Soares com sua banda e equipe passaram áudio documentário sobre o artista aprovado pela Lei Paulo Gustavo. O projeto contemplou intérprete de libras presente durante toda a perfomance do músico cantor e da sua equipe, que falaram do documentário e do incentivo dos editais municipal e estadual para concretização da realização, a qual já se encontra no youtube.
Sueldo canta e fala para a atenta plateia
Intérprete de Libras durante fala do diretor
músicos
Professora Conceição com os convidados músicos Sueldo Soares e Carlos Zens
Jania Souza tietando Sueldo Soares
Declamação da poeta Gláucia Marilac
Professora Conceição e a poeta Gláucia Marilac
A simpatia da professora cerimonialista Jonessa - Coordenadora Pedagógica
Apresentação da música Xanana de Carlos Zens em sua voz ao vivo. Lindo!
Cantor Carlos Zens canta e posa com a turminha que coreografou Xanana
Coreografia da música de Carlos Zens sob o tema Vila de Ponta Negra e suas rendeiras
Registo com o cantor Carlos Zens ao lado da sua personagem de boné e colete preto, representando o talentoso e sensível artista
Um comentário:
Gratidão pela sua presença Jania souza.
Que venha 2025
Postar um comentário