terça-feira, 3 de dezembro de 2024

A ÁRVORE DE NATAL E A FLOR VERDE









A flor verde tecida pelas mãos de Vinicius, um menino de idade indefinida, mas em torno dos 10 anos. Mora no bairro de Felipe Camarão e estuda na Escola Municipal Djalma Maranhão. Sua mãe se encontra em casa e ele faz artesanato na Árvore de Mirassol, embora criança não possa trabalhar. 

- Posso mostra como faço minha arte? - pergunta-me.

- Não. Estou sem dinheiro para comprar - respondo.

- Não tem problema. Não precisa comprar. Apenas observe.

Sorrio, enquanto tomo a limonada, a qual adquiri ao chegar no Espaço Cultural da Árvore de Mirassol, para assistir o Coral de minha amiga Alzenira Sapeca. Ela professora, coordenadora da Pastoral da Saúde e coralista.

A apresentação deveria começar às 17h. Perguntei sobre o evento, porém ninguém sabia informar nem mesmo a moça que me vendeu com simpatia o suco de limão em gelo. Refrescante e saboroso. Apreciei-o, enquanto observava o infante artista.

Ao término da arte, ele me ofereceu sua obra de arte. Recusei aceitar por não poder retribuir o valor da sua produção artística. Mesmo assim ele insistiu em dar-me a preciosidade. Então concordei em aceitar e ele se despediu e saiu em busca de novo cliente. Mentalmente o abençoei. Ato que faço sempre no silêncio do meu coração desejando o melhor do universo aqueles com quem cruzo nas esquinas da vida.

A flor da esperança reposei sobre a mesa de madeira e fiz a foto para compartilhar esse encontro de almas no Natal de Jesus.

Levantei os olhos. Nesse instante as luzes da árvore foram acesas. Percebi que estava aos pés da enorme maravilha que me encanta desde pequenina por recordar-me o nascimento do Redentor.

Ao retornar para casa, a flor foi colocada aos pés de Nossa Senhora, Mãe Maria, numa oração pelos fragilizados, principalmente as crianças, sendo representadas pelo infante artista Vinícius, o poeta da rosa verde chamada esperança. 

Que seus dias sejam abençoados nos braços aconchegantes do Menino Deus - Jesus. Feliz Natal!!!

 

ENTRE LIVROS E POESIA CHEGAM AS LUZES DO NATAL: FELIZ NATAL EM NATAL

FELIZ NATAL EM NATAL!!!






Não resisto ao aperto de mão de Papai Noel


O trenó em Natal é um buggy descido das Dunas para o asfalto da Árvore de Natal de Ponta Negra, onde o desfile da banda de músicas natalinas e os bailarinos a caráter desfilam para alegria das crianças e dos adultos, voltando a exercitar as lembranças da infância 




 Lúcia, amiga do Churchill e amiga de viagem de minha filha Patrícia Teresa

PRESENÇAS NO STAND B3S, DIA 28, NA 7a. FLICOOP

Professor e poeta Ariosvaldo com sua amiga professora levaram alunos para escolher os livros para serem adquiridos pela diretora. Realmente, no dia seguinte ela compareceu ao Stabd B3S e outros e adquiriu com o Cheque Livro os livros escolhidos pelos seus alunos e outros mais. Parabéns ao corpo discente e docente da escola 

O Jumentinho Abel foi um dos livros escolhidos. Vale relatar que enquanto apresentava os livros aos estudantes, Jania Souza pedia para eles folhearem os livros, para poderem decidir sobre suas preferências. Um indagou sobre o significado de preferência e a professora esclareceu que é  gostar. Quando a vendedora apresentou O Jumentinho Abel, o professor-poeta Ariosvaldo perguntou se algum deles já tivera a oportunidade de conhecer o livro. Uma das alunas disse que sim. Ele perguntou como. Ela respondeu que sua mãe havia lhe dado de presente e ela havia gostado da obra. A escritora ficou emocionada e gratificada com o depoimento. Então os professores fotografaram os alunos com o livro e levaram a indicação da obra para a diretora adquirir. Aplausos à iniciativa. 

Gestores da EE IMACULADA CONCEIÇÃO de Ceará Mirim, professora Adriana e o professor tesoureiro. A escola atende ao Fundamental e adquiri livros de literatura produzidos por autores potiguares no Stand B3S desde que esse participa das feiras representando esses autores independentes 

Autógrafo para a bela estudante Kyria Vitória adquirindo com sua mãe o livro A SINHAZINHA E O ESCRAVO. Kyria esteve no Stand B3S em 2023 na FLIQ e sua mãe, que também é professora e fez a foto, naquela ocasião comentou a cirurgia delicada a qual Kyria iria se sumeter. Esse ano ela informou que ela fez com sucesso o processo cirúrgico e encontra-se evoluindo positivamente após o procedimento. Desejamos que Deus derrame a cada dia bênçãos e graças sobre a inteligente Kyria em nome de Jesus. Agradeço seu carinho e atenção pela obra dessa escrevinhadora.


Presidente SPVARN, poeta Adélia Costa com o livro SEM AMOR EU NADA SERIA, coletânea organizada por ela junto com os poetas Flávia Arruda e Ricardo Morais, posa ao lado do colega do Curso de Letras na UFRN, professor Laércio, acompanhado pelas suas colegas de trabalho e adquirindo livros para o acervo da biblioteca 





Gestores e poetas, ambos, do CEET no Parque dos Coqueiros. Eles e eu com outros poetas natalenses estamos na coletânea de poemas da FUNCARTE - Prefeitura de Natal, organizada por Bob Bezerra: NOVOS POETAS POTIGUARES de 1995.


No Stand da SPVA com a professora Jerlândia


Alunas de escola estadual de Macaíba/RN orientadas pela professora Jerlândia



Professora da 2a. DIREC-SEEC/RN adquiri livro da professora-escritora Aparecida Queiroz 

Com Ju Modoro, coordenadora do Projeto HISTÓRIAS DO NOSSO CHÃO da Palhaça.Ria com meu livro Judite e a classe de dona Beatriz selecionado e contado em 2024. O encerramento das atividades será uma maratona de contação de histórias com oficinas, mesas de conversa, palestras e apresentações na sexta-feira,  06 de dezembro das 8h às 21h no Instituto Kennedy. Parabéns,  Ju Modoro, pelo sucesso do projeto!

EE de Goianinha/RN, gestora professora Goretti


Presença EE de Touros, diretora Geisa e colega de trabalho 


Escritora e poeta Eva Potiguara 

Escritora Janaína Gonçalves 


 

7a. FLICOOP ENCERROU NO SÁBADO, 30/11

Equipe da 7a. FLICOOP foi composta pela SEEC/RN Núcleo do Livro, Leitura e Escrita coordenado por Délia Barbosa, Editoras Cooperativa, CJA, Escribas, B3S, Távola, Timbu, Paulus, Livrarias ArtBooks, Câmara Cascudo, L Cultural, Manimbu, com presença dos Sebos e SPVARN 


Nesse sábado, 30 de novembro, foi encerrada a 7a. Feira do Livro da Cooperativa - Flicoop com a participação de editoras, livrarias, sebos, SPVARN, autores, apresentações artísticas e o leitor.

Na ocasião foram vendidos livros às escolas estaduais com o Cheque Livro da Secretaria de Educação e Esportes do Rio Grande do Norte - Secretária Socorro Batista e autorizado pela Governadora do Estado - professora Fátima Bezerra, autora da lei que versa sobre a PNLE, POLÍTICA NACIONAL DE LEITURA E ESCRITA, em 2018, quando senadora. Em 2024, por sua luta para execução dessa lei, participou do lançamento da sua regulamentação pelo Presidente Lula na 27a. Bienal do Livro de São Paulo, momento em que proferiu algumas palavras: “É com muita emoção que vejo hoje, ao lado do presidente Lula, a Política Nacional de Leitura e Escrita ganhando vida na Bienal do Livro. Como professora, sempre acreditei que a leitura é um caminho para a transformação social e cidadã. Esse decreto é a concretização de uma luta que começou no Senado, mas que tem como objetivo alcançar cada criança, jovem e adulto do nosso país, garantindo o direito de acesso à cultura e ao conhecimento. Os livros transformam vidas, e isso é o que estamos reafirmando aqui hoje."

O Cheque Livro tem por finalidade ampliar o acervo das instituições de ensino público, com destinação ao incentivo da leitura dos seus estudantes e aquecimento do mercado livreiro de Natal e demais cidades das regiões do Agreste, Mato Grande e outras cercanias. A Feira de Mossoró/RN teve os mesmos objetivos, sendo realizada no mês de setembro do corrente.

Os gestores das escolas estaduais estiveram presentes  após receberem a verba destinada à aquisição de livros  de literatura. Desses recursos o mínimo de 40% devem ser destinados à aquisição de obras de autores potiguares em observância a lei estadual Henrique Castriciano para incentivar a produção literária no RN ao fomentar o mercado editorial do estado.