A Maratona Literária e Artística da Escola Degraus ocorrida durante o mês de outubro 2024 teve seu encerramento glamouroso e revelador de futuros talentos potiguares em ascensão ao cenário artístico brasileiro.
Os alunos leram as obras Trovaborratela de Natal, homenagem ao poeta/pintor Pedro Grilo com telas da sua autoria sobre Natal antigo organizado pela poeta Adélia Costa, Presidente SPVARN; o livro Lugares de Memória do escritor Rotand Medeiros que faz uma abordagem sobre a cidade na época da 2a. Grande Guerra com ênfase à passagem dos americanos pela base aérea Trampolim da Vitória; o livro A Imagem da Poesia/A Poesia da Imagem do escritor, poeta e multimídia Ricardo Morais e o livro de contos e crônicas Em horas vagas da autoria da poeta Jania Souza com memórias e ficções ambientadas na cidade.
O resultado foi o belíssimo espetáculo musical NATALIZE-SE dirigido pelos professores de Artes da instituição de ensino capitaneados pela competente Juliana, a quem redemos nossa homenagem.
A peça conteve nas apresentações falas bem interpretadas por todos os artistas-estudantes, danças, canto, demonstrando segurança nos partícipes, adquirida no curto espaço de 1 mês. Ficou comprovado que a memória e desenvoltura do elenco encontra-se em alta e muito bem coordenada pela direção, sinalizando excelentes perspectivas para o futuro profissional desses estudantes preparando-se para o mercado de trabalho.
Natalize-se evoca a identidade e o orgulho à terra de origem. Despertando o sentimento de pertencimento e valorização dos costumes, da história, da gastronomia, das tradições e das artes.
O roteiro divide-se em quatro cenas com ênfase à conquista europeia e a disputa para posse e domínio de Pindorama - Cena 1; Lembranças da Infância no Alecrim traz o panorama da natureza, da gente, do cheiro e sabores cultivados por esses lados com suas afetividades e saudades com as peculiaridades da Feira do Alecrim - Cena 2; a chegada dos soldados americanos e o choque das culturas e assimilação de alguns costumes pelo nativo - Cena 3; finalizando com a avaliação das vantagens e desvantagens na Assembleia da ONU potiguar abrindo-se um espaço ao exercício da política - Cena 4.
A mensagem de Nataliz-se restringe-se ao amor à terra e ao povo único caminho à felicidade coletiva.
Senti-me gratificada pelo belo espetáculo em que minha obra também recebeu destaque e com os estudantes querendo nossos autógrafos e posar ao nosso lado. Muito obrigada, ao corpo docente e docente da Escola Degraus por acolher com tanto carinho nossas obras, nossas pessoas, valorizando e promovendo incentivo ao autor potiguar.
Na escola encontra-se o autor e o leitor e todas as possibilidades que o LIVRO concede.
Nossas felicitações!!!
Daniela faz a abertura do evento
Registros da Cena 1
Cena 2
Alunos no Fundamental 2 da Escola Degraus em 2024 encenam sob a direção da professora de Artes Juliana o texto "Lembranças da Infância no Alecrim" da autora Jania Souza de seu livro "Em horas vagas" - reconhecido como Melhor Livro de 2018 pela ZL BOOKS e, em 2019, através do Prêmio Talentos Helvético-Brasil na Suíça. Um musical que contou com a música Feira de Mangaio da autoriaa de Sivuca, Dominguinhos e Osvaldinho do Acordeon. Os alunos participaram da Maratona Literária e Artística onde leram livros de autores potiguares: Adélia Costa, Ricardo Morais, Rostan Medeiros e Jania Souza para montar o roteiro do musical NATALIZE-SE. Aplausos à iniciativa da Escola Degraus, aos participantes e demais equipes.
Natalize-se
Encerramento
Autógrafos
Escritor Ricardo Morais
Diretora da Escola Degraus Ladeada pelos poetas escritores Ricardo Morais, Jania Souza e Adélia Costa - Presidente SPVARN
Leitores e leitoras aguardam autógrafos
Jania Souza recebe o carinho de suas leitoras e leitores
Equipe da Escola Degraus que tornou possível a realização de Natalize-se
Professora que me levou aos estudantes da Escola Degraus
Gratidão!!!
Longa vida formando cidadãos leitores à Escola Degraus!
Sucesso! Crianças, adolescentes, jovens e adultos acreditem em seus sonhos, pois vocês não estão sós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário