domingo, 10 de novembro de 2024

MUSEU TRAMPOLIM DA VITÓRIA E A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NATAL/PARNAMIRIM


Devia uma visita ao Museu TRAMPOLIM DA VITÓRIA na cidade de Parnamirim-RN, vizinha a Natal. Espaço Cultural localizado no primeiro Aeroporto de Natal Augusto Severeno. Esse também pioneiro da aviação brasileira através da construção do seu Balão Pax que voou em Paris.

O Aeroporto Civil Augusto Severo foi construído para utilizar a enorme pista da Base Áerea de Natal, à época a maior da América Latina. Ela foi construída durante a 2a. Grande Guerra, quando da entrada dos norte-americanos no conflito tendo que deslocar seus contingentes dos Estados Unidos para a Europa atravessando o Oceano Atlântico. Faziam a rota Natal-Dakar (África) até o continente europeu. Para firmar essa aliança, em nosso solo, houve a famosa reunião entre os presidentes do Brasil, Getúlio Vargas e dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt.

A escritora brasileira residente nos Estados Unidos, Valdívia Beauchamp @val.beauchamp esteve lançando em dezembro 2023 seu livro intitulado PARNAMIRIM na referida cidade. A obra trata desse empolgante e histórico tema. O mesmo foi laureado com o reconhecimento internacional de Melhor Livro de 2021 pela Editora ZL Books. 

Bem antes desse evento da Segunda Guerra Mundial, Natal já era rota da aviação postal. Tendo postos de apoio dos franceses e italianos, que se deslocavam para o Rio de Janeiro/Guanabara, capital do Brasil na ocasião e para Buenos Aires, capital Argentina. O famoso piloto francês Jean Mermoz realizava essa rota estando em nosso solo. Esse itinerário estreitou os laços da cidade Natal com a França sendo implantado a Aliança Francesa. O escritor e professor Roberto Silva @profrobertomermoz escreveu o livro JEAN MERMOZ. 

Vale salientar que além do aeroporto, havia pista de pouso nas águas cristalinas do Rio Potengi para os hidoaviões dessas empresas e eu ainda pude alcançar suas apreciações em minha infância na Rua Henrique Câmara no bairro do Alecrim. Umas das razões para minha paixão por aviões e o sonho de ser engenheira aeronáutica ou automobilística,  mas esses sonhos repousam hoje na escrita. Até tentei inscrever-me na aula de voo no Aero Clube de Natal, mas já era mãe de Patrícia, Bruno e Victor. Pesei a possibilidade de uma queda e deixar meus filhos na orfandade.  Logicamente escolhi ficar o máximo possível com eles em minha passagem terrena. Valeu a pena a decisão, pois na atualidade bem como em minha infância continuo a preferir me deleitar vendo os aviões em seus elegantes voos acrobáticos no enorme céu azul de Natal.

Então chego à minha visita ao museu, após um dia triste de despedidas da escritora Diulinda Garcia em sua última morada em Emaus, quando, no carro na Br 101, resolvi espantar a tristeza correndo atrás dos aviões no CRUSEX 2024 na Base Aérea de Natal. Início da minha aventura atrás dos potentes aviões em exercício militar. Foi fantástico e inesquecível.

Cheguei na área do aeroporto perdida, por saber que havia uma inscrição prévia de 72 horas para a visita no site: cruzex.fab.mil.br, segundo informação de Victor Hugo, meu filho e eu não havia realizado esse procedimento. Fui muito bem orientada pelos soldados de fora da cidade de sentinela nas cancelas até a entrada do prédio, onde se encontravam muitos militares em sua hora de descanso e, também, estudantes da cidade de Parnamirim-RN realizando visitas. Adentrei o recinto, porém esbarrei em um senhor frustrado por também não ter feito a devida inscrição e na sua piada dirigida a mim, foi hilário e grosseiro. Sai do stand dos militares sem pedir a informação sobre os voos e iniciei a visita no Museu registrando fotos para compartilhar com vocês e incentivá-los a visitarem o TRAMPOLIM DA VITÓRIA em Parnamirim-RN.

Ao encerrar a visita, dirigi-me aos recepcionistas do Centro Cultural Trampolim da Vitória, Senhora Sílvia, a gentilezaem pessoa, Senhor Eder e o Sub. Cunha.

O Sub. Cunha deu-me as dicas para chegar ao espaço em que eu poderia ver os aviões do CRUSEX 2024. Foi maravilhoso! Pude gritar, acenar, aplaudir e curtir o pôr do sol mais suave e libertador daquele momento inesquecível em que uma garça passou em seu voo de elegância ímpar contrastando com as potentes máquinas áereas aterrizando com segurança por sobre nossas cabeças deslumbradas com o poder e beleza de suas fortalezas mecânicas. Simplesmente lindo, impactante, alémda imaginação. Obrigada Deus por mais uma oportunidade de deslumbramento.

Ao dirigir-me ao carro, pois já estava ficando escuro, ouvi um ronco de motor. Levantei a cabeça e o gigante passou sobre mim e mergulhou na pista por traz do muro que separa a base da linha de ferro, das casas, das oficinas e das pessoas sentadas na calçada. 

Não consegui fotografar esses momentos, mas voltarei para essa tarefa antes do dia 15 de Novembro. 

Parabenizo à Prefeitura de Parnamirim-RN pela preservação da história do povo potiguar. 

O Centro Cultural TRAMPOLIM DA VITÓRIA foi organizado pelo curador Senhor Fred

Contatos:

WhatsApp (84) 3644-6431

Instagram @cctv.parnamirim

E-mail cctvparnamirim@gmail.com

Fotos autoexplicativas


Nossa história também registrada no Museu TRAMPOLIM DA VITÓRIA, visite-o e orgulhe-se do seu passado


Jania Souza 
Poeta, escritora, artista plástica 
Autora de Pioneiras e outros títulos 
Sócia-fundadora SPVARN e participante em outras entidades literárias e culturais no RN, Brasil e mundo



























 

Nenhum comentário: