NATAL ET MOI - NATAL E EU da autoria de Bernard Alléguède apresentado pelo escritor e professor Roberto da Silva, tradutor e organizador da obra
Em 1966, Bernard Alléguède, jovem professor francês a serviço do Ministère des Affaires Etrangères, teria que decidir entre dois destinos para sua nova missão. Depois de ter exercido o magistério no Marrocos e na Espanha, deveria dirigir a Alliance Française em Tóquio ou em Natal. Apaixonado pela história dos pioneiros da aviação postal, entre os quais Mermoz, Saint-Exupéry e Guillaumet, e sabendo da importância da capital do Rio Grande do Norte como cenário de tantas heroicas ações de seus compatriotas, não teve dúvida. Rumou para o Brasil, em companhia de sua mulher, também professora, uma sevilhana que tinha conhecido em Kénitra, antigo Port-Lyautey, às margens do rio Sebou, durante uma de suas missões. Para completar a emoção de virem exercer em um país tão distante seu nobre trabalho, pouco antes da viagem vieram a saber que Mercédès estava grávida. O casal viveu durante seis anos em Natal, onde nasceram seus dois filhos.
Em 1978, seis anos após o regresso à França, Bernard Alléguède escreveu suas evocações da cidade que o acolhera tão calorosamente. Esse texto, complementado por reportagens e artigos sobre sua atuação na @afrnatal, conferências proferidas sobre nossa história e nossa literatura, prefácios de livros de autores norte-rio-grandenses por ele traduzidos e uma seleção de cartas que me escreveu, nas quais os assuntos predominantes são o Rio Grande do Norte, sua terra, seu povo, sua cultura, compõe o livro que agora, com o apoio imprescindível da @natalprefeitura – Fundação Capitania das Artes-Funcarte, apresento aos leitores.
# literatura brasileira
#littérature bresilienne
#memórias
#mémoires
#cartas
#lettres
#cidadedonatal
#fundacaocapitaniadasartes
#prefeituradonatal
#alliancefrancaisedenatal
#langueetcivilisationfrancaise
#france
#ardennes
#charlevillemezieres
#perpignan
https://www.instagram.com/p/CsZBErjrMyD/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
Nenhum comentário:
Postar um comentário