domingo, 26 de julho de 2020

POETA E ESCRITOR SILVINO DOS SANTOS POTÊNCIO DEIXA ÓRFÃ AS LETRAS LUSÓFONAS


Foto de sua esposa Camila Cesar Cavalcanti Potencio no Facebook

Surpresa... Meus sentimentos em meu último alô ao talentoso e gentil poeta e escritor Silvino Dos Santos Potêncio. Tive grande honra em conhecê-lo em um dos encontros de escritores lusófonos no Teatro Alberto Maranhão, quando eu declamava trepada em cima de uma jardineira. Tornamo-nos amigos. Depois tive a grata alegria em descobrir que era seu marido, minha querida amiga Camila Cesar Cavalcanti Potencio. Um ser impecável além de grande escritor. Em luto as Letras no Brasil e em Portugal.



Texto de Silvino dos Santos Potêncio

Lembranças do meu Curso de Sargentos Milicianos na E.A.M.A. - Uma das minhas maiores temeridades no meu curso CSM/69 foi na Torre do campo de treino da EAMA (se alguém lembrar de qual era altura dela, por favor me lembre aqui no FB) por ela se descia pendurado numa roldana num cabo de aço que chegava do outro lado do campo central. Acho que naquele ano o Comandante nunca autorizou o uso dessa "Tiroleza"... que passava por cima do Edificio de Comando e atravessa o campo todo até chegar ao solo do outro lado.
Penso que era uma tarde de Sábado ou domingo já depois do Juramento de Bandeira, onde a maioria tinha saído com dispensa de fim de semana.
Lá no alto tinha 2 camaradas no topo da Torre e eu pensei comigo... se eles subiram porquê eu não posso?
- Faltavam uns 4 ou cinco degraus para eu chegar lá onde eles estavam, e a força dos meus braços simplesmente parou! Como se fosse uma caïmbra!... o cérebro dizia para eu levantar o braço, mas nada!... os camaradas lá de cima viram a minha situação e me ajudaram a manter a calma... passei um dos ombros para dentro do degrau e me apoiei no sovaco EM CIMA DO DEGRAU em vez de me suspender nos braços das barras laterais por fora!... fechei os olhos para não olhar para baixo e depois de minutos que pareceram séculos, então eu consegui subir os degraus que faltavam. Sentei-me lá durante um bom tempo, e os 2 que já lá estavam começaram a descida um na minha frente e o outro desceu depois de mim! Foi uma temeridade, podem crer!... Se lá em cima não estivésse ninguém para me incentivar, com certeza a vertigem teria me derrubado e eu não estaria aqui agora para vos contar isto. Na verdade nem sempre temos noção exacta das nossas capacidades físicas, certo!?
Ao receber esta foto, (a primeira que aparece neste post) isto me trouxe estas lembranças. UM Abraço a todos os Eamistas estejam eles aonde estiverem. Que Deus nos abençoe a todos.

Nenhum comentário: