domingo, 13 de março de 2016

QUINTA LITERÁRIA DA LIVRARIA NOBEL COM UBE/RN RECEBE A POETISA DAS FLORES, LÚCIA HELENA PEREIRA

 Grande público composto por poetas, escritores, historiadores, promotores de eventos, amigos, familiares, fãs e demais convidados lotou a Livraria Nobel da Salgado Filho em sua Quinta Literária com a UBE/RN, no dia 10 de março, para ouvir as revelações (vida e obra) e homenagear a Poetisa das Flores, LÚCIA HELENA PEREIRA, ícone da literatura contemporânea produzida em solo brasileiro, nas terras de Poty. Esse cognome foi-lhe atribuído pelo poeta português presente ao evento, Dr. Carlos Morais.
Por razões de saúde, o poeta escritor Lucimar Luciano não pode se fazer presente e foi representado pelo poeta José de Castro, que leu a sua biografia.

 O evento foi filmado e brevemente será disponibilizado para visualização pela AssimTV.
A Poeta Lúcia Helena discorreu sobre sua infância no verde Vale do Ceará Mirim, onde nasceu, e revelou que sua influência literária começou logo cedo com seus familiares que eram poetas e escritores. "Logo a tardinha, reuníamos em grande roda na sala da casa grande na fazenda (engenho) para ouvir as declamações de Juvenal Antunes, minha mãe e demais parentes." - demonstração de que o convívio, a prática e exercício, despertam na criança o interesse pela leitura, pela escrita e revela posteriormente os novos talentos. Publicou dois livros. Contudo, organizou e prefaciou mais de duzentas obras. "- Fiz muitos prefácios. Era muito requisitada. Chegou um momento em que resolvi cobrar para fazê-los." Foi Presidente Nacional da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, viajando pelo país para ministrar cursos, palestras, seminários e para fundar novas entidades. Sendo responsável pela fundação da AJEB/RN. Sua contribuição é de enorme valia no campo da valorização da escritora potiguar contemporânea, atuando sempre ativamente nos momentos literários da cidade e na divulgação dos mesmos e dos seus autores. Criou e organizou o evento cultural Quando Chegar a Primavera, com o objetivo de angariar doações e fundos para o Abrigo de Idosos Juvino Barreto. É sócia de entidades culturais em Natal e no Brasil. Foi Diretora de Divulgação da União Brasileira de Escritores, RN, entidade em que é associada. Imortal da Academia de Letras de Ceará Mirim e da Academia Feminina de Letras do RN. Sócia Correspondente da Academia de Teófilo Antunes/MG. Pertence ao IHGRN. Grande guerreira da palavra e na vida. Continua a realizar seus projetos e a congregar pessoas, afirmando que sua maior característica é a sinceridade.

 Atrás a partir da esquerda, poetas Clécia Santos, Erilva Leite, Rebeca, Sueli, Caio. Na frente, Presidente da UBE/RN, poeta e escritor Eduardo Antônio Gosson e demais convidados e amigos da autora.
 Poetas, atrás Fátima Bezerra, historiadores de Ceará Mirim, filmagem, Clécia Santos e Erilva. Na frente, poetas Diulinda Garcia, Roberto e José de Castro.
 Poeta Rosa Ramos Regis ler homenagem à Mulher, poema de sua autoria.
 Caio recita poema autoral, sentadas Menga e amiga de Lúcia Helena.
 Segundo Secretário da UBE/RN, poeta Paulo Caldas Neto. Durante o sarau.
 Lúcia Helena recebe homenagem do Historiador de Ceará Mirim.
 Poeta, escritor e gestor da L. Nobel, Aluízio Azevedo Junior.

Foram abraçar a Poetisa das Flores, Lúcia Helena Pereira, poeta Carlos Morais dos Santos e a escritora Selma Calazans
 Lúcia Helena entre amigos

 Obras escritas, organizadas e participações em coletâneas com assinatura de Lúcia Helena Pereira.
 Historiador do Vale do Ceará Mirim recebe a Coletânea de Poemas da UBE/RN - 2015 com a brilhante participação da autora.
 Mesa de autores composta pelo poeta José de Castro, representando Lucimar Luciano, poeta Lúcia Helena Pereira e suas obras e o Presidente da UBE/RN, poeta Eduardo Antônio Gosson.
 Poeta Lúcia Helena fala sobre sua obra e sobre sua vida em uma noite de glamour literário na Livraria Nobel.
 Primeira obra publicada: Pássaro Azul de Asas Vermelhas.
 Poetas José de Castro, Diulinda Garcia, Lúcia Helena Pereira.
 Poetas Lúcia Helena Pereira, Rosa Ramos Regis e Eduardo Antônio Gosson, Presidente UBE/RN.

 Poeta Ivam Pinheiro


Presenças: da poeta escritora Salizete Soares e do produtor cultural e poeta Chico Alves.

 Poeta Paulo Caldas Neto e o escritor Roberto.
Poeta Lúcia Helena Pereira recebe o abraço e o agradecimento da mediadora Jania Souza

Fotos: Rosa Ramos Regis, Erilva Leite e Menga

Um comentário:

MIRANDA GOMES disse...

Queridos amigos da Quinta Literária.
Parabéns pelo incentivo ao escritor potiguar, num momento em que a cultura não tem sido prioridade dis últimos governos.
Nesta última reunião foi homenageada, com integral justiça, a minha querida Dama da Terra dos Canaviais LÚCIA HELENA PEREIRA a quem envio um grande beijo, justificando a minha ausência em razão de compromisso anterior assumido e inadiável.
CARLOS GOMES, membro da ANRL, AML, ALEJURN, IHGRN, INRG, membro honorário da ACLA 'Pedro Simões Neto'; membro honorário vitalício da OAB/RN; fundador da FINSC, NEJUR, IPDT, IBTJ e IEJ/RN.