sábado, 12 de março de 2016

DIA DA POESIA, 14 DE MARÇO OU 31 DE OUTUBRO




CASTRO ALVES - FOTO WILKIPÉDIA

"A presidente Dilma, em 3 de junho de 2015, sancionou a Lei 13.131/2015,que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. Esse Projeto de Lei, sugerido pelo senador Álvaro Dias, teve proposta aceita para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de Outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade ." - FONTE: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-poesia.htm



O Dia Nacional de Poesia comemorado no território brasileiro em 14 de Março em referência ao aniversário de Castro Alves, poeta baiano romântico que influenciou a poética e a formação da consciência cidadã com seus inspiradíssimos versos de gerações a gerações, foi revogado, quiçá cassado sem jamais ter sido lei, porque seu projeto de lei foi engavetado (arquivado) no Poder Legislativo.

Os poetas e a população que já comemoravam a data tradicional e de fato, não foram consultados como é de praxe na legislação. São políticos de carreira que fazem campanhas milionárias com todos os seus artifícios e maracutaias (negociatas), mas que realmente não legislam em favor do povo, e sim em função do interesse de grupos (minorias), que se sobrepõem aos anseios gerais da nação. O Dia Nacional da Poesia é uma insignificante mostra dessa incoerência, incongruência e desinteresse de harmonia, crescimento e desenvolvimento para o nosso amado país. Consequentemente, seus habitantes. Pois não há Estado sem Povo.

Um exemplo mais drástico e com configurações de filme de terror é o da destruição da Petrobrás atualmente, desconsiderando totalmente a luta ferrenha pela sua construção travada pelo escritor e nacionalista Monteiro Lobato com o "slogan" - O Petróleo é nosso. - Fica no ar a pergunta: - "Ou deles?".

O efeito de dominó da Lava Jato, processo de apuração criminal de desvio do dinheiro público que podia e devia ter corrido em sigilo de justiça, transformou-se em grave crise econômica recessiva, pela irresponsabilidade e falta de ética e compromisso dos envolvidos para com o Brasil e sua enorme população através das suas atitudes e atos ilícitos. Hoje a população está dividida claramente em dois grandes blocos. O seguimento da população que tem oportunidades no mercado lícito e busca qualidade de vida e o enorme grupo dos relegados à sorte da evolução da enorme multinacional composta pela organização ilícita do narcotráfico com todas as suas consequências nefastas para a nação através da eclosão sem controle da violência generalizada. Qual o novo rumo a seguir? - Tem-se que se desembarcar no porto seguro da esperança para mudar essa configuração de caos, de descontrole, de fundo do poço. O povo brasileiro tem garra e fé. O povo brasileiro pode e deve reverter essas condições com inteligência, calma e respeito as instituições que se solidificam para a reconstrução do país. Nada está perdido! Crises passam e o povo prossegue seu caminho.

De fato, o povo elegeu o Dia 14 de Março como o Dia da Poesia. Esse dia está em nossos corações em nossas poesias, pois todos os dias são dedicados a ela. A Lei tem que nascer dos anseios do povo e das suas tradições e relacionamentos. Só assim o estado tem sentido de existir.

Dia 21 de março, Dia Internacional da Poesia, Dia Mundial da Poesia: instituído na 30a. Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.


No Brasil, dois dias para a Senhora Poesia, 14 de Março e 31 de outubro. Dois grandes poetas: Castro Alves e Carlos Drumond  comungam com a plêiade de poetas e seus admiradores. 

Vivas à Poesia!








.

Nenhum comentário: