JOSEH GARCIA; PEDRO LINS NETO; DIULINDA GARCIA, LÚCIA HELENA PEREIRA
Para alegria dos presentes, a noite também recebeu a luz poética de Lúcia Helena Pereira, Poetisa das Flores, que retorna de um duro período de convalescença para felicidade de todos seus amigos e admiradores. O poeta e livreiro Aluízio Azevedo Junior leu seu poema "Até onde me levam as flores", motivo de emoção para a poeta e presentes.
Os escritores falaram sobre suas trajetórias desde a infância e suas primeiras leituras e influências; dificuldades e facilitadores no mercado editorial; importância da era online para o escritor; distribuição e o difícil acesso ao leitor por falta de politicas públicas na formação destes. Deixaram registrado nos ouvintes a necessidade que todo escritor tem de ser lido e a dificuldade da obra chegar nessas preciosas mãos com mentes sedentas do mágico mundo da leitura. Leram trechos de suas produções literárias e informaram sobre seus novos projetos. O debate foi muito rico em troca de experiências e vivências. O grande presente da noite foi o mergulho na vida e obra de tão grandes escribas brasileiros com seus estilos e peculiaridades marcantes, que torna de fundamental importância suas leituras para que se possa deleitar e enriquecer-se com o precioso acervo contido nas páginas de cada livro.
O debate teve a participação enriquecedora de Roberto Lima de Souza, José de Castro, Públio José, Marcos Medeiros, Sebastião D., Lúcia Helena Pereira com os autores.
Após o debate, o Presidente da UBE/RN, Eduardo Antônio Gosson, agradeceu e reafirmou a parceria com a Nobel. Oportunamente, José de Castro prestou homenagem ao escritor Moacir de Lucena de 103 anos, sócio da UBE/RN, que encerrou sua jornada no planeta terra e foi compor o brilho das estrelas, lendo seu poema na página 227 na Coletânea de Poemas UBE/RN 2015.
Aluízio Azevedo Junior encerrou com sua fala de agradecimentos e informes a encantadora noite literária e convidou os presentes para receberem seus autógrafos.
Joseh Garcia: - "...às vezes, os pensamentos são mais poderosos que Deus."
Pedro Lins Neto: - "Escrevo por uma necessidade enorme que tenho de escrever."
Diulinda Garcia: - "Tenho um carinho muito especial com cada palavra que escrevo."
Mediação: Jania Souza
Escritores: Eduardo Antônio Gosson, Presidente da UBE/RN; José de Castro, Conselho Fiscal; Marcos Medeiros, sócio; Rizolete Fernandes, Secretária Geral.
A partir da esquerda, escritor, músico, compositor, filósofo, Dr. Roberto Lima de Souza, presidiu a UBE/RN no biênio 2014-15; filho e esposa de Pedro Lins Neto; atrás o escritor Sebastião D. presença assídua na Quinta Literária.
Cafezinho e pão de queijo do Café Barros, capitaneado pelo gourmet Airton Barros
Poeta Lúcia Helena Pereira recebe "Havana" autografado do autor Aluízio Azevedo Junior ao lado do editor Jânio.
Fizeram-se presentes ao evento os escritores jornalistas Nelson Patriota e Públio José; a psicóloga irmã de Aluízio; o canadense Alan Baiss.
Depoimentos:
José de Castro, escritor, poeta, ubeano: Foi uma QUINTA LITERÁRIA Ubeana da melhor qualidade, com mediação da poeta e vice-presidente da UBE/RN, Jania Souza Souza.... E com a presença do ex-presidente Roberto Lima de Souza e do atual presidente Eduardo Gosson. Os debates foram muito bons, verdadeiras aulas. Todos nós aprendemos muito. E foi muito bom conhecer a produção do escritor e tesoureiro da UBE, Pedro Lins, excelente pesquisador e escritor. E contar com a presença marcante da poeta Diulinda Garcia e do escritor Joseh Garcia (que autografou o seu livro para mim.... estou muito curioso para iniciar logo a leitura)... As Quintas Literárias sempre nos surpreeendem pela qualidade... Parabéns à Nobel, na pessoa do nosso anfitrião Aluísio Azevedo Júnior....
Lúcia Helena Pereira (facebook): NÃO TROCARIA A NOITE DE ONTEM, 21-01-16, DA PRIMEIRA QUINTA LITERÁRIA DO ANO NOVO, NA NOBEL DA AV, SALGADO FILHO, POR NADA NO MUNDO, PORQUE TIVE O GRANDE SORTILÉGIO DE CONHECER "A MULHER QUE NUNCA RECEBEU FLORES", DESSE JOVEM ARTISTA CIDADÃO DO MUNDO - JOSEH GARCIA.
UM LIVRO QUE ACONSELHO, SEJA ESTUDADO EM SUA MAGNITUDE LITERÁRIA E ABUNDÂNCIA DE CRIATIVIDADE E EMOÇÕES.
TALVEZ POR SER UM ARTISTA DA MÚSICA COM TANTOS TALENTOS, SOBRA NO JOVEM UMA ALMA INTEIRAMENTE ABERTA ÀS CONFISSÕES, OBVIAMENTE EXPOSTAS EM BELAS METÁFORAS.
UM LIVRO QUE ACONSELHO, SEJA ESTUDADO EM SUA MAGNITUDE LITERÁRIA E ABUNDÂNCIA DE CRIATIVIDADE E EMOÇÕES.
TALVEZ POR SER UM ARTISTA DA MÚSICA COM TANTOS TALENTOS, SOBRA NO JOVEM UMA ALMA INTEIRAMENTE ABERTA ÀS CONFISSÕES, OBVIAMENTE EXPOSTAS EM BELAS METÁFORAS.
BEM HAJA! BEM HAJA A ESSE MOÇO BONITO, EDUCADO E MUITO FINO, QUE ESCOLHEU ENTRE AS DIVERSAS MARIAS DA VIDA, UMA MARIA DAS DORES IMPREGNADA DE HISTÓRIAS ENCANTADORAS.
PARABÉNS, MENINO, É POR ESSA TRILHA QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR SEMPRE O AMOR E A FELICIDADE,
Lúcia Helena Pereira, poeta, escritora, ubeana: - "O LIVREIRO ALUÍSIO AZEVEDO JÚNIOR, ONTEM DE NOITE, NA QUINTA LITERÁRIA NA NOBEL DA AV. SALGADO FILHO, GENTILMENTE ME DEU DOIS BELOS PRESENTES: SEU LIVRO "HAVANA" DEVIDAMENTE AUTOGRAFADO E FEZ-ME UMA RICA HOMENAGEM DECLAMANDO MEU POEMA LINDAMENTE, "ATÉ ONDE ME LEVEM AS FLORES",
NOITE MÁGICA DE POESIA E REENCONTROS COM DIULINDA GARCIA, PEDRO LINS, JOSEH GARCIA, JOSÉ DE CASTRO, JANIA SOUZA, ROBERTO LIMA DE SOUZA, EDUARDO GOSSON (UBE/RN) E OUTROS DA POESIA.
NOITE MÁGICA DE POESIA E REENCONTROS COM DIULINDA GARCIA, PEDRO LINS, JOSEH GARCIA, JOSÉ DE CASTRO, JANIA SOUZA, ROBERTO LIMA DE SOUZA, EDUARDO GOSSON (UBE/RN) E OUTROS DA POESIA.
HAVANA É UM LIVRO BOM DE LER, TEM PREFÁCIO SABOROSO DE MANUEL ONOFRE,, CAPÍTULOS FASCINANTES SOBRE TANTAS SUPERSTIÇÕES, CRENDICES,
EM METÁFORAS FABULOSAS.
EM METÁFORAS FABULOSAS.
NEM DE LONGE É A HAVANA DE CUBA.
VÃO À NOBEL, TEM UM CAFÉ DELICIOSO, MESINHAS PARA O LEITOR, AMBIENTE AGRADÁVEL, UM LUXO".
fotos
acervo da nobel
fotos
acervo da nobel
Um comentário:
Foi um enorme prazer e honra de participar de evento tão rico de trocas de idéias e de inspirações. Foi uma grande alegria estar com escritores e poetas tão talentosos: Pedro Lins, Diulinda Garcia, Lúcia Helena, José de Castro, Roberto Lima, Eduardo Gosson, Marcos Medeiros e tantos outros.
Jânia Souza, parabéns pelo seu trabalho em conduzir esta noite com tamanha graça. Grato pelo convite.
Grato também a Nobel ( em especial a Aluisio) pelo espaço dedicado à nossa literatura.
Que a Quinta Literária continue bela e forte, em plena expansão!
Postar um comentário