14 de março comemoramos o Dia Nacional da Poesia.
Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.
Nossa Literatura brasileira é profícua, sendo representada magistralmente por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão de fé. A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, permeada por seu lirismo característico, arrebata leitores e penetra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um poema (e como eles nos comovem!).
Cante, dance e sorria 14 de março é dia da poesia...! Salve Palmyra Wanderley, José Gonçalves, Jorge Fernandes, Pedro Grilo, Lourival Açucena, Auta de Souza, Alexandre Abrantes, Ferreita Itajubá, Marcos Cavalcante, Mysés Sesyom, Pedro Javoc, Gilberto Avelino, Pedro Pereira, Moacy Cirne, Jania Souza, Bosco Lopes, Aluizio Mathias, Wilson Palá, Iracema Macedo, Emmanoel Iohanan, Rosa Régis, Zila Mamed, Joaõ Xavier, Leda Maciel, Mery Medeiros, Jeovania Pinheiro e tanto outros nesse mar de poesias!!!
FONTE: facebook do poeta Carlos Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário