quarta-feira, 4 de setembro de 2024

SETEMBRO, POEMA DA AUTORIA DE DIVANI MEDEIROS

Em setembro floresce o Ipê Amarelo, também conhecido por caraúbas, cabreira, pau d'arco e por aí vai... recebendo nome a cada região. Vivas à Primavera nascida e renovada nos lençóis do Inverno. Foto na BR 101, Jardim Botânico e poema da sensível e talentosa alma de Divani Medeiros 


 Setembro 


Primavera, mês do florescer, 

Flores desabrocham no alvorecer. 

Muitas adormecem com a chegada da lua, 

Outras acordam para enfeitar a rua. 

Despertam  sorrindo com o sol aquecendo 

Ornamentam jardins e residências.

Com cores variadas,  deixam pétalas nas calçadas, 

Adornam os dias e causam admiração. 

Inspiram  contos,  cordéis, músicas e poesias, 

Presenteando a diversidade  todos os dias...



(Divani Medeiros)

AINDA NO LANÇAMENTO DO LIVRO MINHAS MEMÓRIAS, DE AGRICULTOR E PESCADOR A PREFEITO EM NÍSIA FLOESTA-RN

Representando o editor Bruno Obos do Selo B3S no lançamento do livro autobiográfico Minhas Memórias, de agricultor e pescador a prefeito do autor João Lourenço Neto, uma empolgante história de superação escrita durante o caos da pandemia da Covid-19 


Seu João Lourenço Neto autografa a obra para um grande público de diferentes idades confirmando seu carisma de homem público comprometido com seu trabalho, mensagem e exemplo de vida.



 

CONCURSO LITERÁRIO ACADEMIA LUSO-BRASILEIRA DE LETRAS

CONCURSO LITERÁRIO

ACADEMIA LUSO-BRASILEIRA DE LETRAS

BODAS DE DIAMANTE


TEMA: O AMOR, NA SOCIEDADE DE CONSUMO


Prazo de inscrição: 01 de setembro a 30 de setembro de 2024


Categorias: 

Crônica, Conto, Miniconto, Ensaio, Monólogo, Poema livre, Trova, Soneto, Haicai, Cordel, Aldravia.


Formatação: máximo de duas laudas (para Conto, Crônica, Monólogo, Cordel); máximo de quatro laudas para Ensaio, e uma lauda para Poema livre, Soneto, Trova, Miniconto, Aldravia, Haicai.


Forma de inscrição: Enviar, em um envelope A4, branco, três cópias de cada trabalho, com pseudônimo apenas e, em um envelope menor, lacrado, a identificação do autor (nome completo, RG, CPF, endereço completo e e-mail). Neste envelope menor, escrever, na parte frontal, somente o pseudônimo.


Destinatário: Maria Amélia Palladino - Concurso Literário Academia Luso-Brasileira de Letras – Rua Álvaro Ramos, 185/701 – Botafogo, RJ, CEP: 22.280-110 


Premiação: Medalha OURO (dourada) para os primeiros colocados.

Medalha PRATA (prateada) para os segundos colocados.

Medalha BRONZE (cor de bronze) para os terceiros colocados.

Menção Honrosa: a critério dos julgadores, o premiado receberá um Certificado.

Prêmio Especial: Troféu Rita Codá – ALBL 60 anos


Será concedido ao melhor trabalho o Prêmio Especial - Troféu Rita Coda, ALBL, 60 anos - escolhido por uma Comissão de três escritores, componentes do Grupo de Trabalho da elaboração do Concurso. 


Prêmio Gabriel Bicalho – ALDRAVIA

Prêmio Benedita Azevedo – HAICAI

Prêmio Abílio Kac – SONETO

Prêmio Sergio Fonseca – TROVA

Prêmio Luiz Otávio Oliani – MINICONTO

Prêmio Raquel Naveira – CRÔNICA

Prêmio Elisa Flores – CONTO

Prêmio Luiz Poeta – POESIA

Prêmio Adriano Espínola - ENSAIO

Prêmio Zé Salvador – CORDEL

Prêmio Ana Luiza Ferro – MONÓLOGO

Prêmio Rita Codá – MELHOR TRABALHO


Data da premiação: dia 26 de novembro. Local ainda a ser definido.


A Comissão Julgadora será indicada pela Diretoria da Academia e seus membros serão escritores de reconhecida capacidade, portanto, sua decisão será soberana e irrevogável. 


Obs: Pelo ato da inscrição está implícita a aceitação do Regulamento e a autorização para a divulgação e publicação dos trabalhos, os quais não serão devolvidos.



Eliana Calixto - Diretora Cultural

Maria Amélia Palladino - Presidente


Informação para divulgação pela escritora Juçara Valverde, a quem agradecemos 

domingo, 1 de setembro de 2024

FLIGOSTOSO, ALGUNS FLASH

Com a Poetisa dos Ventos Deth Haak. Uma das autoras convidadas para lançar seu livro infantil 

Escritor Gabriel 

Mesa Literatura Infantojuvenil sobre participação da família no incentivo à leitura e a influência das tecnologias na educação da criança e inteligência emocional. Mediação do escritor Cefas Carvalho e participação das escritoras Kalina Paiva e Ana Cláudia Trigueiro 

Poetas Elisabete Marri, Marcos Campos e Marchelange 


Com os poetas Marcos Campos e José de Castro 


Mesa sobre discriminação e raízes ancestrais


Mimos literários da escritora Araceli Sobreira 




Meu livro infantojuvenil  Judite e a classe de dona Beatriz, lançado na 12a Fliq em 2023, foi publicado para ter lançamento no Festival Literário de São Miguel de Gostoso em 2023. Fiz a inscrição dele em maio do mesmo ano, porém por falta de recursos, o Fligostoso foi cancelado nesse ano. Nesse sábado, 31 de agosto 2024, tive a honra de participar da Mesa sobre Literatura Infantojuvenil na sala de aula, fruição e prazer, a convite do escritor José de Castro  ao lado da escritora Araceli Sobreira, então alcancei o meu primeiro objetivo apresentando esse meu livro para a importante plateia de escritores, leitores e fazedores de cultura.
Agradeço o convite ao poeta José de Castro e a organização do Fligostoso na pessoa do pedagogo Heldene Leicam por me oportunizarem esse momento ímpar. 

Vida longa ao Fligostoso, fazendo a diferença na literatura brasileira produzida no RN e incentivando sua leitura no meio da população.



Equipe de recepção do Fligostoso

Poeta e musicista Janaína Leite - Tesoureira SPVARN 

Poeta Marcelo Bruce no SARAU SPVARN 

Lançamento 


Presidente SPVARN, poeta Adélia Costa 


Mesa de Literatura Infantojuvenil sobre escrita indígena com a escritora Eva Potiguara 



Momento de descontração com Marcelange, Do Carmo do Fórum Estadual da Leitura e amiga


Lançamentos literários com as escritoras e os escritores Deth Haak, José de Castro, Adriana Mariano, Gilvania Machado e José Acácio com a presença da Presidente SPVARN  Adélia Costa e Judite, esposa de Acácio ao seu lado





Escritor, filósofo e professor Roberto Noir, associado à SPVARN. Participo da Comitiva e do sarau de encerramento com sua noiva

Mediador, escritor José de Castro com as escritoras Araceli Sobreira e Jania Souza falando sobre Literatura Infantojuvenil na sala de aula com fruição e prazer


Mesa sobre Literatura Infantojuvenil para o adolescente e o jovem como incentivo à leitura e à revelação de novos talentos. Mediação da escritora Ana Cláudia Trigueiro e participação das escritoras Araceli Sobreira e Tereza Custódio 

 

MINHAS MEMÓRIAS, DE AGRICULTOR E PESCADOR A PREFEITO DE JOÃO LOURENÇO NETO - LANÇAMENTO


O emocionante livro autobiográfico do professor aposentado João Lourenço Neto - Minhas Memórias, de agricultor e pescador a prefeito teve lançamento em grande evento no espaço de recepções Nísia Garden na sexta-feira, 30 de agosto, à noite, na cidade de Nísia Floesta-RN. 

Segundo depoimento de sua esposa, a obra foi gestada durante a pandemia da Covid-19, quando o autor ficou recluso em sua residência. 

A professora Sheila Nascimento foi responsável pela digitação do texto.

O livro narra a história de superação de vida do autor a partir do seu nascimento em uma família humilde, que muitas vezes não tinha como se alimentar no dia a dia. Sua força vinha da fé, da honestidade e da valorização da dignidade e da honra no lar.

Com sua sensibilidade, logo cedo, Seu João percebeu que tinha que mudar essa situação de penúria e tomou a decisão de encontrar o caminho através da confiança em Deus, nos estudos e em seu trabalho. 

Minhas Memórias, de agricultor e pescador a prefeito chega através do Selo Editora B3S, responsável pelo projeto editorial e gráfico, inclusive capa.

Conta com apresentação da escritora Jania Souza, que representou a editora no lançamento e foi encarregada pela abertura do evento falando sobre obra e autor.


Jania Souza e o autor João Lourenço Neto seguram o livro Minhas Memórias, de agricultor e pescador a prefeito 

Presenças prestigiam o autor em noite de palavra e confraternização 



O neto prestou tocante homenagem ao avô escritor 



Fala da professora Sheila Nascimento, digitadora do texto e homenageada

Fala do vereador 

Oração da irmã 

Bênção da obra pelo padre, que foi aluno de João Lourenço Neto


Homenagem da sobrinha 


Fala da vereadora 

Homenagem de sua esposa 

Discurso do escritor João Lourenço Neto 




Autógrafos 














Após a fala do autobiografado, ele iniciou os autógrafos para familiares, amigos, conterrâneos e admiradores, enquanto servia-se guloseimas e coquetel sem álcool aos seletos convidados 

Nossas felicitações ao autor e votos de muito sucesso na divulgação de sua autobiografia com exemplo de superação principalmente às novas gerações numa demonstração de de impossível não existe e a felicidade é um presente para aqueles que a buscam.

Aplausos por sua vida e obra João Lourenço Neto, escritor do livro autobiográfico 
Minhas Memórias, de agricultor e pescador a prefeito.