quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

NOVO LIVRO DO ESCRITOR GUTEMBERG COSTA

 


Foto Canindé Soares, modelo atriz Anna Celina

Aguardem novo lançamento da última pesquisa do renomado escritor Gutemberg Costa

Por Jania Souza

O mais recente trabalho de pesquisa do folclorista sociólogo Gutemberg Gberg Costa aborda os bordéis na cidade de Natal, cujo clímax verificou-se durante a Segunda Guerra Mundial e teve declínio antes do final do Século XX. Em breve será lançado. A obra faz um resgate da vida dolorosa dessas mulheres de vida dificílima e sobreviventes desse ofício opressor e torturador. Muitas delas, praticamente a maioria, sofreu violências e abusos sexuais e psíquicos inenarráveis, que deixaram feridas no corpo e na alma, foram abandonadas e vendidas pelos próprios pais, muitas das vezes, e tiveram que sobreviver em um mundo cruel sem qualquer piedade cheio de preconceitos e discriminação, esquecido dos ensinamentos de Jesus Cristo sobre amor, tolerância, compaixão, resgate de almas e a oportunidade do perdão para reconstruir uma nova vida.
Essa pesquisa servirá para a sociedade refletir sobre seus próprios pecados. Inclusive o da omissão, quando permite que crianças, femininas e masculinas sejam estupradas, traumatizadas e até  mortas por sádicos muitas vezes endeusados. A sociedade precisa com urgência rever seus conceitos e práticas de humanidade. Nesse cenário hipócrita em que os cidadãos e cidadãs de viseira negam-se a combater as violências por qualquer desculpa injustificável, o escritor Gutemberg Costa faz mais um resgate pertinente sobre a história social do povo para reflexão desse câncer social invisível no meio da urbe, revelando-se nas esquinas, nos becos, vielas, semáforos, bares e arredores do cotidiano, chamado prostituição, a profissão mais cruel da humanidade ao forçar o ser a sobreviver na sarjeta destituído de quaisquer resquícios de dignidade.

Parabéns ao pesquisador brasileiro Gutemberg Costa por mais uma obra que levará o povo a refletir sobre o seu passado, presente e futuro. Para onde vamos? Aonde desejamos chegar? Há alguma esperança no final do túnel?


Vejam...


SEGUNDA CHAMADA.


O tempo urge. Logo mais, o meu próximo livro sobre os cabarés de Natal, cuja leitura nos fará regressar ao passado boemio da capital, com suas damas, madames e demais personagens desse universo de luzes vermelhas. Nomes e histórias esquecidas das mulheres que administravam os principais bordéis da cidade. Mulheres como Maria Boa, Francisquinha, Madalena, Iolanda, Rita Loura, Zefa Paula, Nena, Virgínia, Brandina, Belinha, Alaíde, Alice, Inez, Cremilda, Lúcia, Lourdes e Maria do Alecrim, entre outras dezenas. Histórias quase esquecidas desde os anos 40, quando a Segunda Guerra modelou os novos rumos do mundo. E com Natal não seria diferente. Afinal, a famigerada batalha também deixou suas personagens nesta ponta do continente, personagens que amavam nossos cabarés. 


A obra, com certeza, dará o que falar e causará um rebuliço danado. Histórias de vidas contadas com o respeito e a ética de um pesquisador que já abordou o carnaval, tipos populares e bares da nossa Natal. Muito em breve, das mesas para as prateleiras dos leitores. 


-- Gutenberg Costa, escritor e pesquisador. Janeiro de 2023. 


Foto de ilustração de Canindé Soares, da atriz Anna Celina.



Nenhum comentário: