quarta-feira, 13 de outubro de 2021

211 ANOS DE NÍSIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA - ESCRITORA REJANE SOUZA NA AFESMIL, POÇOS DE CALDAS/MG - APLAUSOS!


 


12 DE OUTUBRO

DIA DE NÍSIA FLORESTA
--------------------------
Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, 12 de outubro de 1810 - Rouen, França, 24 de abril de 1885) foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. Primeira na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais.[1] Defensora de ideais abolicionistas, republicanos e principalmente feministas, posicionamentos inovadores na época, influenciou a prática educacional brasileira, rompendo limites do lugar social destinado à mulher.[2] Capaz de estabelecer um diálogo entre ideias europeias e o contexto brasileiro no qual viveu, dedicou obras e ensinos sobre a condição feminina e foi considerada pioneira do feminismo no Brasil, além de denunciar injustiças contra escravos e indígenas brasileiros.
Ocupam a CADEIRA2 como membro titular a Escritora Lourdes Maia e como membro correspondente a Escritora potiguar Rejane Souza a quem damos as boas-vindas pelo ingresso em nossa entidade literária.
Dalila Cruvinel-Presidente
Comissão de Admissão e Assuntos Congêneres da Afesmil
Poços de Caldas (MG), 12 de outubro de 2021.

Palavras da escritora Rejane Souza:

"Minha homenagem ao BICENTENÁRIO de NÍSIA FLORESTA - 12.10. 1810 -12.10. 2010.
A minha antiga cidade Papary
Hoje tem o que homenagear
O BICENTENÁRIO da filha mais ilustre
Que cedeu seu nome ao lugar
Nasceu em um lugarejo chamado Floresta
A educadora, a escritora, a jornalista, a poetisa
a abolicionista, uma mulher à frente de seu tempo
chamada Nísia Floresta!"

Fonte: Facebook de Rejane Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Recentemente, tivemos acesso ao excelente Caderno de Apresentação dessa conceituada Academia de Letras, a Afesmil, sediada em Poços de Caldas-MG. A obra foi organizada pelas acadêmicas Cristina Werneck, Dalila Cruvinel e Dôra Borges. Parabéns. Carlos Almeida.