terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O TEMPO VENCE TODA ILUSÃO - CRÔNICA DO ESCRITOR EDUARDO ANTONIO GOSSON, PRESIDENTE DA UBE/RN




O TEMPO VENCE TODA ILUSÃO

Por Eduardo Gosson (01)



Os meses passam, o tempo também. Em uma bela  canção da nossa MPB, Aldir Blanc diz: “o tempo vence toda ilusão”. O que seria essa vida sem uma ilusão?  Seria a soma monótona dos dias. E nada mais.

Os árabes que dominaram a Península Ibérica por mais de quinhentos  anos nos deixaram muitos ensinamentos. Eu que tenho raízes plantadas no Líbano, absorvi alguns deles. Tinha um tio-avô (Moisés), que veio junto com o meu avô (Antônio) e seu irmão Abdon, no ano de 1925, ficando 6 seis anos em Maranguape/CE. Exímio construtor, construiu umas três casas dos seis imóveis que sua sobrinha HULIMASE GOSSON possuía. Gostava de filosofar de uma forma bem diferente: todo santo dia colocava os pés numa bacia de água morna e ficava tirando a barba e filosofando. Dizia num Português arrastado:
Meu sobrinho, essa vida sem uma ilusão é uma merda”. Eu tinha por volta de oito anos  de idade e não compreendia a profundidade dessa alternativa.

Hoje, homem já feito é que vim entender tal premissa. Travamos uma luta diária para sobreviver. No final, vem a indesejada das gentes (a morte) e nos dá cheque-mate. Se a ilusão passar na tua porta, corra atrás dela e segure para valer. Diga não aos que vivem apenas o REAL. 

(01) Eduardo Gosson é poeta. O resto é disfarce.

Nenhum comentário: