Lara Castro fica órfã de mãe aos cinco anos de idade. A partir daí, começa seu calvário ao conviver com um pai alcoólatra, uma empregada doméstica autoritária e uma madrasta negligente. Como resquícios desse passado, ela constrói uma vida permeada de um casamento abusivo. Aos quarenta anos, ao cuidar da avó materna, demite-se de um trabalho estafante, e adentra em um novo campo profissional como cuidadora de idosos. Ao cuidar de pessoas negligenciadas, demenciadas e violentadas pela família, surge um sentimento de solidariedade, paciência e compaixão e aos poucos, Lara vai recuperando a capacidade de superação das vitimizações e danos psicológicos que vivenciou na infância. No Solar Geriátrico, seu coração começa a descongelar ao conhecer o Dr. Raphael. Um relato do desamparo infantil e do longevo, entrelaçados com sentimentos de amor, dor e resiliência. A narrativa envolve o leitor da primeira à última página Uma história emocionante inserida em um contexto histórico e político do país e pincelada com 22 letras de músicas.
TEREZA CUSTÓDIO é graduada em Letras pela UFRN. Pós em Artes Cênicas e Línguas Estrangeiras – Inglês / UFRN e Espanhol / Espanha.
A professora aposentada do IFRN é romanista, cordelista e trovadora. Em maio, ganhou o primeiro lugar no concurso da União Brasileira de Trovadores (UBT-MG). Seu primeiro romance “O BÁLSAMO”, 270 p. Editora Chiado/Portugal receberá dia 08/11/17 da Diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) o prêmio “Permínio Ásfora”. O livro foi lançado no IFRN, na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará e em Portugal. Em 2018, lançará o livro infantil em cordel "A Vida Colorida de Vitória” e “Discriminação na Raça Negra”. Em andamento seu segundo romance sobre uma mulher sertaneja e agnóstica.
JANIA SOUZA FOTOGRAFADA POR PATRÍCIA TERESA
"Estou amando a leitura do livro - O Bálsamo!. Um discurso fluente e agradável. Envolvente. Diálogos inteligentes e bem articulados. Uma belíssima prosa poética dentro de um relato que levanta questões humanitárias e atuais de relacionamento e afetividade. Para me encantar, bastou a conversa metafórica com o banco. Foi espetacular em minha visão. É um daqueles romances que prende a atenção do princípio ao fim. Parabéns, Tereza Custódio, pela obra! Muito sucesso! Recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário