quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NOSTALGIA, COLETÂNEA POÉTICA DO ESCRITOR JANILSON DIAS DE OLIVEIRA, LANÇADA EM SETEMBRO 2013 NO INSTITUTO FEDERAL DA AV. RIO BRANCO E NA LOJA MAÇÔNICA BARTOLOMEU FAGUNDES EM NATAL/RN.

Com Amor e Poesia

                                                         Do universo literário potiguar, germinado e frutificado na poesia esmeraldina do vale do Ceará-Mirim, gleba de barões canavieiros e linhagem literária de fidalguia, brota a nobre caneta poética de Janilson Dias de Oliveira.
                                                         Excelente artífice, que é, comprovadamente pelos testemunhos de suas comendas, louros e honrarias, oriundos dos quadros da Engenharia do RN (UFRN) com raízes profundas na Escola de Artífices de Natal, posteriormente elevada à Escola Industrial, Escola Técnica Federal, Centro de Ensino Federal de Tecnologia e, atualmente, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Janilson Dias de Oliveira consagra-se também como artífice do poema ao brindar o público com vasta produção de obras solo na linguagem dos versos falantes à alma desde que labuta na árdua seara da palavra.
                                                         Com amor e poesia, recheia seus dias e suas noites incansavelmente para prazer do seu leitor, que se depara com temas que varrem desde a sua sensualidade quente, viaja por estradas floridas com saudades, beijos, desejos, humor com pontadas de nostalgia, sentimento que empresta a presente obra seu sugestivo título.
                                                         “Nostalgia” nasce fluída pela energia efervescente da criatividade e talento do autor que convida a um passeio leve e descontraído, por vezes bem humorado na travessia de seus sentimentos e emoções desfolhados com carinho pelo brilho da sua poética materializada na presente obra.
                                                         Escreve canção nas “... folhas perfumadas das flores” e canta seu amor. O amor que teve, que tem, o amor ideal para sua alma de poeta habitante no nirvana das letras e dos sonhos.

“E quando a noite se acaba
Continuo te amando
Fazendo poesias sem palavras”

                                                         Em seus versos, busca ir além da razão e das fronteiras da imensidão de um universo íntimo, profícuo e encantador em suas cores e falas.
                                                         Mergulha em suas questões de alma e razão ao declarar com força em verso:

“Saudade é sentimento que aproxima os ausentes
O impossível só é possível para o sonhador.”

                                                         No poema “Temor e Decisão” aborda a fragilidade humana e deixa suas considerações grafadas ao proclamar:

“Os meus sonhos são nuvens que se esvoaçam no ar
Meus sentimentos são frágeis e me causam medo
Meu amor é chama que o vento não pode apagar
Meus temores são como água que escorre entre os dedos.”

                                                         A poética de Nostalgia é forte, máscula, viril, quente, ardente, sensível. Tem por baluarte a sensibilidade, o carinho, o afago presente no coração do poeta Janilson Dias de Oliveira a se desmanchar fagueiro sobre seu amor, sua praia, seus dias e noites, suas contemplações e principalmente seus sonhos, resgatados nas velas translúcidas da saudade, porém deixando-o seguir sem magoas, sem dores por novos e fantásticos horizontes.

“O amor é a simbiose perfeita
Sentimento puro de incontida felicidade
Mesmo acabando pode ser refeito
Quando ausente provoca saudade.”

Jania Souza

Poeta, escritora, artista plástica. Sócia: SPVA/RN; UBE/RN; AJEB/RN; APPERJ; Clube dos Escritores de Piraçicaba; Poetas Del Mundo

Nenhum comentário: