sexta-feira, 3 de maio de 2013

MANHÃ DE 03 DE MAIO DE 2013 EM GENEBRA, SUIÇA, POR JANIA SOUZA

Bom dia, amigos! Digo, boa madrugada de 03 de maio, um belo dia para todos. Agradeço ao Senhor, por mais um ano de realizações e continuada na estrada que me foi designada. Estou feliz.
Recebi a graça de estar precisamente, hoje, autografando às 14h, no stand 426, do Varal do Brasil, coordenado pela poeta, escritora, ativista cultural e editora, dentro de outras atividades, Jacqueline Aisnenman, residente em Genebra, Suíça, há 23 anos e que recebe e divulga, nesse exato momento, trinta autores, editores, artistas plásticos, ilustradores e músicos no 27o. SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO EM GENEBRA, com duração de 1o. a 05 de maio de 2013, no PALEXPO da bela e nublada cidade da paz em seu início tímido de verão.
Há flores espalhadas pelas gramas da cidade: pequeninas margaridas, gerânios, amarelinhas, belas tulipas, hortênsias. Encontrei inclusive loja encantadoras orquídeas.
Ao fundo, circundando a cidade, altos pícaros brotando de enormes montanhas, ainda com neve espalhada pelos seus cumes.
Belíssimo e muito frio, para mim e Bruno.
Nesse momento, Bruno diz: - fez sol... mas o sol é tão rapidinho.
São 06:38h, no Brasil, em minha, nossa casa. Acredito que Patrícia ainda está preguiçosamente entre seus cobertores. Sérgio já deve ter saído e entrado várias vezes em sua inquietude em casa. Victor Hugo talvez esteja no trânsito e Mamãe, minha querida Mamãe, já deve ter realizado sua caminhada e curte o bisneto Carlos Eduardo.
Aqui são 11:41h, e estamos nos arrumando para os lançamentos, já estou atrasada. Às 11:00h, começou o lançamento de Irma e Narubia (ilustradora) vindas de Palmas, Tocantins. Às 12:00h, Roselis Batistar, residente e professora em universidade francesa. Haverá lançamentos no stand D426 até às 19:30, momento da coletânea "Varal 3" que contem texto meu sobre a importância do jornal na sociedade humana.
O Salão é simplesmente fantástico. O suíço prestigia com prazer. As escolas organizam visitas como em nossa cidade. Os espaços são maravilhosos e as mesas de debates muito concorridas. A criança tem muitos stands com livrarias e profissionais voltados para ela. O país homenageado nessa edição é o México, mas há representações muito forte de todos os continentes, principalmente do africano.
Parabenizo o povo da cidade da paz sempre gentil, cordial, procurando compreender os turistas em suas comunicações meio destorcidas.
O Brasil encontra-se no stand D426 do Varal do Brasil representado por escritores de quase todos os estados e há também a representação de Portugal.
É um sonho de possibilidades e trocas culturais literárias e afetivas.





Um comentário:

Pedra do Sertão disse...

Jânia, que orgulho de você...parabéns duplamente...pela divulgação de seu belo trabalho e pela vida nova que lhe chega com tudo isso.

Sucesso!