sábado, 13 de março de 2010

ESTOU DE VOLTA ÀS ATIVIDADES CULTURAIS


Tive a honra de participar, ontem, 12/03/10, sexta-feira, de dois eventos culturais muito prazerosos.

Às 08:30h, estive na Casa Escola do Sanvale, dirigida por Priscila e a convite do poeta, historiador e professor Carlos Magno, em momento dedicado à Comemoração do Dia Internacional da Mulher (08/03) e do Dia Nacional da Poesia (14/03). A criançada encontrava-se alegre, participativa, atenciosa e muito educada. Os grupos por salas de aula apresentaram perfomances variadas versando de poesia internacional e nacional a canto e teatro.

Tive a honra de ser a escritora poeta convidada para enriquecer o momento cultural com meu trabalho escrito e oral. Fiquei encantada! Falei sobre minhas obras: Rua Descalça (poesia), lançado em 2007; Fórum Íntimo (poemas) e Magnólia, a besourinha perfumada (infantil) - lançados em 2009 e a venda na Livraria Siciliano e na Loja de Revista do Supermercado Nordestão de Lagoa Nova. Abordei minha infância, quando escrevia e pintava meus trabalhos escolares, reforçando a necessidade da escola para despertar talentos e sonhos profissionais. Lembrei que meus filhos foram alunos da Casa Escola, logo no seu início de atividades no bairro de Morro Branco e, hoje, são profissionais encajados ao mercado de trabalho. Frisei a importância da amizade, dos relacionamentos, para uma vida harmoniosa e feliz, sem jamais esquecer que os pais e a família são os maiores amigos. Assunto abordado com ênfase nas obras apresentadas, principalmente na fábula Magnólia, a besourinha perfumada. Ainda tive a oportunidade de distribuir algumas bolachas da poesia, projeto de Jaécio Carlos em parceria com o Pitts Burg e marcadores de página das obras divulgadas no evento. Declamei de minha autoria: Liberdade; Pássaro Diáfano e Alicerce do Mundo.

Meu agradecimento à Direção da Escola Casa Escola, na pessoa de Priscila e ao poeta Carlos Magno, pelo gentil convite que muito me honrou.


Às 12:00h, em minha hora de almoço, subi da Agência Ribeira para o Restaurante do SESC em Natal, na Cidade Alta, para participar do Recital em Homenagem ao Dia da Poesia, organizado pela madrinha da SPVA/RN e diretora do SESC, a encantadora Glaunice Fernandes.

O restaurante encontrava-se lotado em virtude do horário do almoço dos comerciários e dos conveniados. Inclusive encontravam-se amigos meus de trabalho, que depois me revelaram a surpresa em ouvir minha voz, pois eu costumo não sair do trabalho nesse horário em virtude do nosso sol está a todo vapor e há o detalhe da minha alergia por causa do choque térmico (ar refrigerado e sol do meio-dia em Natal).

A SPVA/RN fez belíssimo recital sob a coordenação da poeta Fátima Carvalho. Presentes estavam os poetas Emmanoel Iohanan, Auzêh Freitas, Jane, Mário Lúcio, o Poeta Atleta, o filho de Fátima, Glaunice Fernandes e o responsável pelo som, além da poeta Ana Luiza, minha amiga da Escola Estadual Winston Churchill (ginásio) que me informou sobre o lançamento do seu livro na Livraria Poty no dia anterior, deixando-me triste por não ter participado em virtude das minhas férias e por não ter recebido, logicamente, o comunicado, pois encontrava-me em Maringá/PR.

Declamei de minha autoria os poemas Pássaro Diáfano e Sussurro ao Ouvido, Meu Chão.

O Restaurante do SESC ofereceu almoço aos poetas SPVA/RN participantes desse momento já tradicional sob a chancela da nossa querida Glaunice Fernandes sempre engajada e incentivadora das iniciativas culturais. Registro meu agradecimento e o da SPVA/RN a família SESC sempre atenciosa com os artistas potiguares.

Nenhum comentário: