sábado, 7 de junho de 2025

LIVRA... RIA, PONTO DE CULTURA NA REDINHA FUNDADO PELO POETA ESCRITOR EMECÊ GARCIA


No Ponto de Cultura LIVRA... RIA, a criança, adolescente, jovem e adulto encontram rico acervo de livros e cordéis da autoria de potiguares e de outros estados. Esse patrimônio foi coletado pelo poeta escritor Emecê Garcia a partir da sua ideia de fundar uma biblioteca em homenagem ao seu pai, grande amante dos livros, do qual herdou seu amor à leitura, à escrita e seu interesse em incentivar a leitura e a transmissão de seus conhecimentos com a arte dos versos e da escrita, além de compartilhar as diferentes formas de manifestações artísticas, como a declamação, a música, a pintura e outras.

Pai do poeta Emecê Garcia 


A biblioteca virou espaço cultural atendendo uma demanda maior de leitores de qualquer faixa etária 



O espaço foi anteriormente objeto de projeto contemplado na  Lei de Fomento à Cultura no Estado RN em 2020 pelo Edital da Lei Aldir Blanc. Todavia em 2024, não conseguiu ter seu projeto aprovado no novo edital, encontrando-se, portanto, sem recursos públicos ou de terceiros para dar continuidade ao seu atendimento ao leitor, contando para isso apenas dos recursos próprios, porém escassos, que não contemplam as necessidades de reparos e de melhorias na estrutura. Obras tão necessárias à manutenção do precioso acervo sob a guarda do poeta.

Sala Poeta-escritor Américo Pita. O acervo recebeu reforço dos livros e cordéis doados pelo saudoso poeta, cantor, violonista, declamador, natural de Santana dos Matos/RN - Américo Pita. Ele foi bancário do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, exercendo suas funções e artes em diversas cidades da região brasileira. Encerrou seus dias produzindo vasto trabalho literário já aposentado e radicado em Natal-RN. Participou ativamente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVARN, onde foi também Vice-presidente durante o mandato do poeta Pedro Grilo Neto. 

Homenagem aos poetas cantadores e repentistas


A sede da LIVRA... RIA funciona na Rua São Francisco, 168, Redinha Velha, Natal, RN, local em que se realiza também o evento DIÁLOGOS FILOPOÉTICOS, em virtude do poeta Emecê Garcia também ser filósofo e bacharel em Filosofia e Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Poeta Paulo Varela fala sobre sua parceria com o escritor Emecê Garcia, que deverá ser inaugurada em setembro do corrente.

Será montado o projeto com a casa de taipa, os folhetos de cordel, livros, relíquias e memórias do poeta oriundo do Vale do Açu, Paulo Varela. Esse foi entrevistado no renomado programa do Jô Soares, tendo enorme repercussão para sua carreira no Brasil. Já participou de várias bienais: SP, Natal e outras nesse enorme Brasil a fora levando seus livros e cordéis, bem como uma fluente interpretação de seus poemas para encanto dos apreciadores. Esteve com seu projeto da Casa de Taipa em edições diversas da Feira do Boi em Parnamirim-RN e outras.

Nossos aplausos à essa parceria, que já sinaliza com sucesso.


Registros do público no evento DIÁLOGOS FILOPOÉTICOS já em seus momentos finais. Esse começou às 15h do sábado, 31 de março, e estendeu-se até as 21h com programação para todos os gostos com declamações, contação de histórias, apresentações musicais e de canto, bate-papo, reflexões e palestras. Bastante movimentado e participativo. Vale a pena conhecer. 





 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Jania pela divulgação, parabéns Enecê por este trabalho tão importante para a cultura do Rio Grande do Norte em que tive de conhecer esse espaço tão valioso. Bem como pela sala Américo Pita. Meus aplausos. Abraços