ADEUS, POETISA DAS FLORES
Por Eduardo Gosson (01)
Conheci LÚCIA HELENA através da confreira Anna Maria Cascudo Barreto que a indicou para ingressar nos quadros da União Brasileira de Escritores – UBE/RN. Neta do poeta Juvenal Antunes que se imortalizou através do belo poema ELOGIO DA PREGUIÇA (devidamente estudado) pelo poeta e crítico Esmeraldo Siqueira em JUVENAL ANTUNES UM BOÊMIO INOVIDÁVEL), edição da Pongetti, que editou os livros de autores potiguares nos anos 30,40, 50 e 60 do século XX.
Lúcia Helena tinha o temperamento forte e dizia o que pensava, criando muitas vezes situações embaraçosas. Foi Diretora de Divulgação da UBE-RN durante três mandatos realizando um excelente trabalho de difusão cultural. Criou blogs e administrou sites. Foi durante 10 anos presidente nacional da AJEB – Associação das mulheres Escritoras e Jornalistas. Matava as saudades do seu tempo de menina, poetando sobre o Vale Encantado ou visitando-o sempre que podia.
Há dois anos quando trouxemos o poeta cubano FÉLIX CONTRERAS para um ciclo de palestras no RN, ela nos ciceroneou com o seu prestígio no vale do CEARÁ-MIRIM/RN que ela tanto amava. Combinou com o prefeito para que a Banda de Música tocasse assim que poeta chegasse e com o padre Bianor o repicar de sinos na belíssima Igreja. Ao botar os pés na porta o poeta falou:
- Sou comunista mais acredito em Deus.
- Sou comunista mais acredito em Deus.
Seus olhos encheram-se de lágrimas e de girassóis. O poeta português CARLOS MORAIS dos SANTOS batizou-lhe de POETISA DAS FLORES. Adeus menina, agora que você deixou de ser moderna para ser eterna.
- Eu não sabia que doía tanto!
Poeta, preside a UBE-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário