quinta-feira, 20 de novembro de 2025

EE PROF JOSÉ FERNANDO MACHADO - FEIRA DE CIÊNCIAS

FEIRA DE CIÊNCIAS 



Nos dia 18 e 19, ocorreu a Feira de Ciências da Escola Estadual Professor José Fernando Machado @escolamachadaooficial no bairro de Ponta Negra.

Os alunos expuseram o resultado de suas pesquisas nas salas de aula. A abertura ocorreu no turno matutino no dia 18, quando a Diretora Solange apresentou os livros comprados para o acervo da biblioteca escolar através do Cheque Livro do programa RN Literário da Secretaria de Educação,  Cultura e Desportos do Estado do Rio Grande do Norte, Governo Fátima Bezerra. Nos Livros encontram-se obras de autoras e autores potiguares como, Lúcia Eneida Ferreira, Adélia Costa, Paulo Caldas Neto, Tereza Custódio, Rosa Regis, Marcos Campos, Rita Cruz, Socorro Lobo, Jania Souza dentre outros. Essas obras foram adquiridas no Estande da Editora B3S na 8a Flicoop na UERN, campus Natal. A escritora Jania Souza explicou sobre a disposição dos autores em visitar as escolas para apresentar suas obras. A Diretora Solange aproveitou a solicitude e a convidou para visitar a feira de ciências da escola no que foi atendida.


A poeta Jania Souza iniciou sua visita sendo recebida por seu João Jerônimo, que a encaminhou à Diretora Solange às 14h45. Sendo convidada para visitar a sala de sensibilização dos cinco sentidos. É um espaço em que o visitante faz a experiência de reconhecer formas pelo tato, líquido pelo sabor, texturas e orientação pelos pés, mãos e pele sem visão. Antes de entrar no recinto, tira-se os calçados, tampa a visão, apoia-se em outra pessoa e passa a ser guiado para sentir e identificar tudo o que toca. Muito relaxante. Essa experiência é análoga a uma terapia. A sala funciona como um laboratório sendo utilizada na escola pelos professores para trabalhar os sentidos dos alunos, inclusive dos diagnosticados com TDA, limites na visão e em movimentos, déficit em aprendizagem e etc.

Visitou a sala de cinema, onde foi bem recepcionada e assistiu ao vídeo dos alunos saboreando pipoca oferecida por uma integrante do grupo. O tema era sobre utilidade, falhas e defeitos dos patinetes lançados em Natal por uma rede de veículos alternativos, econômicos e de energia limpa.

O roteiro do vídeo se baseava em uma entrevista com os usuários de patinentes na orla de Ponta Negra. Alguns dos entrevistados colocaram as falhas do instrumento de locomoção, principalmente no tocante a falta da proteção de um capacete para evitar acidentes graves e, também, a falta de orientação sobre o funcionamento da máquina aos usuários. Muito interessante. Oportuno e atual o assunto. A equipe se encontra de parabéns pelo êxito da apresentação ao atingir os objetivos pretendidos de alerta ao usuário. Ao término, a Diretora felicitou o grupo e Jania Souza se apresentou para eles e elas e declamou seu poema autoral Fibra.

Entrou em outra sala, onde o assunto era literatura de cordel.


Foi-lhe apresentado as forma do Cordel e sua disposição no folheto. Falaram sobre rima e métrica. Após a apresentação, Jania perguntou se podia ler o poema no quadro. Eles autorizaram e ela leu o belo poema. Depois perguntou se eles sabiam fazer poesia ou se sabiam onde se fazia em Natal. Eles disseram desconhecer fora da escola locais ou pessoas ligadas a essa arte. Então a escritora falou da sua infância, quando conheceu o Cordel na feira do Alecrim ao lado da avó e do primo. Relatou que o primo era apaixonado pelos versos e lia cantando. Ainda falou sobre seu texto LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA NO ALECRIM, escrito para comemorar os 400 anos de Natal, sendo publicado no jornal Diário de Natal, ilustrado pelo grande poeta e pintor potiguar Doryan Gray Caldas e acrescentou que esse texto já serviu para roteirizar peça teatral, musical e vídeo. Foi um momento muito rico de troca entre alunos e escritora. Tiraram fotos. Ela declamou outra vez, então chegou Peterson informando que era Lampião, mas não tinha roupa porque o figurino não ficou pronto. Jania pediu para ele encenar o texto mesmo assim. Foi um show. Ao término, ele informou que deseja ser ator. Concluiu-se a visita com votos de muito sucesso para eles em suas vidas futuras.

A Diretora Solange conduziu a escritora à Biblioteca Escolar. O espaço tinha uma excelente instalação e disponha de rico acervo espalhado nas estantes de modo a instigar o leitor a pegar um exemplar para descobrir seu conteúdo. Jamia teve a impressão de que os alunos devem manusear com frequência os livros no aconchegante espaço,  onde se pode abrigar bastante alunos para contação de histórias.

Doou à Biblioteca três livros para os alunos se deliciarem com a leitura, nos quais participa como coautora:

Coletânea de Poesia UBERN 2025 - Edição Comemorativa 65 anos
Selo Nave da Palavra

REVISTA LITERÁRIA PLURAL 
Ano 20 - n. 10 - outubro/2025 - Rio de Janeiro, RJ
Oficina Editores

GIBI RJ  LITERÁRIO 
Infantojuvenil
Editora KELPS
7 Autores em HQ



Diretora Solange Tavares, professora de Língua Portuguesa; escritora Jania Souza e a professora responsável pela Biblioteca Escolar 

A Diretora Solange e outras professoras ficaram interessadas de realizar parceria com a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVARN para mobilizar leitura e escrita com alunos. 

Contato: poeta e escritora Adélia Costa - Presidente SPVARN @spvarn.oficial


EE PROFESSOR JOSÉ FERNANDO MACHADO
@escolamachadaooficial

Momento do registro da doação das obras



 

Nenhum comentário: