A Produtora CajuÍris gravou vídeo com a poeta escritora Jania Souza, uma das fundadoras da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte - SPVARN, atualmente presidida pela poeta, escritora e artista visual Adélia Costa, no sábado, 01 de novembro de 2025, das 9h às 12h.
O vídeo gravado comporá o Documentário Tributo ao poeta cantor Fernando Towar, in memorian, organizado pelo seu sobrinho Luiz Simonato Sobrinho, responsável pelo resgate da produção artística e humana dos familiares já falecidos, que contribuíram para a formação e o fortalecimento do patrimônio cultural da cidade do Natal-RN.
O documentário levantará a vida e a obra do cantor seresteiro Fernando Towar, nascido no bairro das Rocas, portanto canguleiro. Logo cedo começou a cantar influenciado pela veia artística da mãe Dona Nenê e demais familiares, tornando-se um dos cantores mais solicitados da cidade por sua afinação e postura em cena. Iniciou suas apresentações na Rádio Poti de Natal, subsidiária do Jornal Diário de Natal, empresa extinta no estado. Evoluindo em sua arte trabalhou em Recife/PE na Rádio do Jornal do Comércio, posteriormente seguindo para São Paulo. Mais tarde, retornou para Natal. Ao chegar, foi convidado pelo poeta Mery Medeiros para ingressar na SPVARN. Aceitou o convite vindo a contribuir bastante com os projetos executados pela associação de poetas em suas visitas às escolas, comunidades, universidades, faculdades, feiras, festas populares nos municípios circunvizinhos.
Além dessa brilhante história documentada, além da poeta Jania Souza, outros artistas como Abaeté, Zé Martins e outros nomes das artes e políticas potiguares dentre amigos e familiares darão entrevistas sobre o legado do seresteiro Fernando Towar, que terá escultura sua implantada em praça pública no Areal, honrando seus feitos e a sua divulgação da amada terra natal por onde passou em suas andanças pelo Brasil.
Dirigida por Ana Bia, Jania Souza declamou poemas do homenageado, falou de sua trajetória e da sua chegada e permanência valorosa na entidade literária e cultural, onde escreveu seu nome. Um grande artista reverenciado pela população. Ele participou de 03 Antologias Literárias da SPVARN deixando registrado seu pensamento romântico e social. Nossos aplausos ao poeta Fernando Towar!!!
Aos integrantes da Produtora CajuÍris nossas felicitações com votos de muito sucesso e realizações.





Gratidão a Jania e toda Equipe cajuíris por esse trabalho de resgatar a memória deste grande Artista da Música Potiguar.
ResponderExcluir