sábado, 29 de outubro de 2016

Debate Literário SPVA/RN com autora infantojuvenil Jania Souza, outubro/16




A escritora potiguar que estará participando do DEBATE LITERÁRIO VIRTUAL DA SPVA/RN, desse mês, será JANIA SOUZA! Segue, um pequeno texto sobre essa grande mulher.
Peço aos amigos e confrades, que a partir de hoje, todas as postagens que forem feitas nesse espaço, estejam relacionadas a nossa escritora do mês.
E vamos aos estudos sobre sua vida e obra! - Ozany Gomes, Presidente SPVA/RN, organização

Agradecimento de Jania Souza:

Gente, uma honra ter sido escolhida entre as nossas pérolas da Literatura Infantil para o Debate Literário Virtual do mês de outubro de 2016 da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN.

Ontem no face das 20h até 0:48 , ocorreu essa interação com perguntas fabulosas e hoje, logo mais às 17h, encontrar-me-ei no Sarau da SPVA/RN na Livraria Nobel da Salgado Filho. No primeiro momento do evento, obras minhas, escolhidas pelos presentes, serão recitadas e declamadas.

Transmissão ao vivo pelo link www.aquieassimtv.com

Em razão desse evento e do VII Encontro Potiguar de Escritores - EPE, promovido pela UBE/RN - União Brasileira dos Escritores do Rio Grande do Norte no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto, não pude comparecer às comemorações dos 10 anos da Associação Poemas à Flor da Pele em Porto Alegre e receber presencialmente o prêmio de Menção Honrosa pela participação no Concurso Literário 10 anos, no momento do lançamento da coletânea comemorativa que ocorre às 16h na 62a. Feira do Livro da capital gaúcha.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

VII ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES - ORGANIZAÇÃO UBE/RN - PROGRAMAÇÃO



“Os jovens e a leitura:
 realidade e perspectivas”


UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES-UBE/RN
Data:  27 e  28.10.2016

Local: Teatro de Cultura Popular-TCP
Fundação José Augusto- Rua Jundiaí, 641-Tirol


PROGRAMAÇÃO


27.10.2016, QUINTA-FEIRA

9h – Abertura Solene

(Eduardo Gosson – Presidente da UBE-RN)
Homenagem aos escritores que escrevem para crianças (entrega de um DIPLOMA ESPECIAL) e a comemoração do DIA DO LIVRO INFANTOJUVENIL 08 de setembro nas esferas estadual e municipal

01. Antônio Francisco; 02. Bartolomeu Correia de Melo (in memoriam); 03. Celeste  Borges; 04. Diógenes da Cunha Lima;  05. Flauzineide Moura Machado; 06. José de Castro; 07. Juliano Freire de Souza; 08. Nati Cortez (in memoriam); 09. Salizete Freire Soares; 10, Homero Homem.

10h – lançamento  da revista literária eletrônica Kukukaia
(Alfredo Neves e José Ivam Pinheiro- editores)

10h30 – O papel das leis de leituras literárias: balanço municipal e estadual
(Claudia Santa Rosa-SEEC e Justina Iva-SME)
Moderadora: Flauzineide Moura Machado-UBE-RN

15h -  Parnamirim, um rio de leitura
(Angélica Vitalino)

 16h30 – A Importância em formar novos leitores
(Erileide Rocha-SEEC, José de Castro-UBE-RN e Salizete Freire Soares-UBE-RN)
Moderador: Juliano Freire de Souza-TJRN


28.10.2016, SEXTA-FEIRA

09 h – Câmara Cascudo e a literatura infantil
(Daliana Cascudo-LUDOVICUS e Vicente Serejo-ANL)
Moderador: Humberto Hermenegildo-UFRN

  10h30- O Ofício da Poesia
(Paulo de Tarso Correia de Melo -ANL, Lisbeth Lima - UBE-RN e Roberto Lima de Souza-IHGRN)
Moderador: Lívio Oliveira-UBE-RN

15h – O Vale Cultura
IsauraRosado-FJA / Secretaria Extraordinária de Cultura

16h30 – As UBE’s, As Academias de Letras e os Conselhos Estaduais de Cultura na construção de um país de leitores
(Juçara Valverde/UBE-RJ; Zelma Furtado /AFLRN; Iaperi Araújo/CEC e Joana D’arc/AFLAM)
Moderador: Nelson Patriota/ANLRN

   18h- Encerramento




.


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ROSELIS BATISTAR, FLAUZINEIDE MOURA, MERY MEDEIROS - AUTORES PRESENTES NA QUINTA LITERÁRIA DA NOBEL COM A UBE/RN - DIA: 13/10/16 - A PARTIR DAS 19H - NA SEDE DA LIVRARIA NOBEL NA AVENIDA SENADOR SALGADO FILHO EM NATAL/RN - BRASIL - ao vivo por aquieassimtv.com

 Roselis Batistar: poeta, escritora e PHD em Linguística e Literatura - poliglota (russo, francês, inglês, espanhol, português) - professora concursada na Universidade de Reims Champagne Ardenne, França. Pertence ao CIRLEP (Centro Internacional de Reims de Letras e Pesquisa Literária) no Seminário "Acercamento Interdisciplinar da Leitura." - Especialista sobre Nísia Floresta com trabalho apresentado no México e também na Espanha. Várias obras publicadas em versos e prosa. Atuação no eixo França, Brasil, México.
Flauzineide Moura: poeta, escritora com várias obras publicadas para público diverso, inclusive infantil; pesquisadora e gestora do Projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar, levando essas escritoras a interagirem mais de perto com o jovem leitor, principalmente nas escolas do Rio Grande do Norte, por onde passou exercendo atividades de professora, supervisora, coordenadora e diretora. Tem a missão de revelar e resgatar talentos para o conhecimento dos leitores através do incentivo à leitura. Atuação junto ao PROLER e entidades culturais na disseminação da Literatura Feminina Potiguar incentivando a criação de salas de leituras nas escolas.
FOTO - A PARTIR DA DIREITA: ESCRITOR E POETA MERY MEDEIROS, ESCRITOR E JORNALISTA UBIRAJARA MACEDO E  O PESQUISADOR E ARTICULADOR DA DHNET - DIREITOS HUMANOS ROBERTO MONTE. - FONTE: FACEBOOK DHNET

Mery Medeiros: poeta, escritor, ativista cultural e político, memorialista. Participou ativamente da luta campesina e operária como membro da esquerda. Seus relatos figuram em sua obra em resgate à história da luta de pensamento, ideologia, nos tempos da repressão. Foi perseguido, mas jamais desistiu de seus pacíficos ideais de participar da construção de uma sociedade mais humana, justa e igualitária. Contribuiu ativamente na formação do PCdoB no Rio Grande do Norte, partido que tem sua filiação.


TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL aquieassimtv.com