quarta-feira, 22 de outubro de 2014

LANÇADO DICIONÁRIO DOS ESCRITORES POTIGUARES COORDENADO PELA PROFESSORA, PESQUISADORA E ESCRITORA CONCEIÇÃO FLORES COM SELO DA UNP - PARABÉNS POR ESSA OBRA DE TÃO GRANDE TEOR CULTURAL PARA OS PAPA-JERIMUNS RESGATANDO E DOCUMENTANDO SEUS LITERATOS. REGISTRO PUBLICAMENTE NOSSO AGRADECIMENTO.




A renomada pesquisadora  e escritora Conceição Flores,  docente do curso de Letras da UnP, junto com os bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Potiguar, realizaram  durante três anos uma pesquisa , marco da valorização dos literatos do RN. O fruto desse trabalho é este precioso livro “Dicionário de Escritores Norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade”, publicação da EDUnP – Editora da UnP, que foi lançado com sucesso   terça-feira (21), às 17h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras.
O Dicionário traz um levantamento dos autores do Estado, que nasceram e viveram na região, ou que são de outros lugares, mas que contribuíram para o cenário cultural do RN. A relação desses profissionais da escrita não se limitou a nomes tradicionais, e foi além, resgatando aqueles que participaram da vida literária norte-rio-grandense através de textos publicados em jornais e revistas.
O livro nasceu da aprovação pelo MEC do PET Literatura no Rio Grande do Norte, coordenado pela Professora Conceição Flores na Universidade Potiguar, integrante da Rede Laureate.
 O PET reúne estudantes bolsistas de graduação em Letras, que pesquisam sobre a literatura do Estado, com objetivo de fazer um levantamento de obras e autores do RN. A ideia do projeto surgiu após ser observada a ausência de um trabalho de pesquisa com esse conteúdo específico. E após três anos a pesquisa vira livro, através da Editora Universidade Potiguar – EdUnP.

Contando com o auxílio de alguns incentivadores e profissionais do ramo, Conceição Flores e alunos do PET puderam ter acesso a acervos particulares e a várias bibliotecas públicas e privadas. O trabalho foi iniciado pelas obras de Assis Brasil, Constância Lima Duarte e Diva Cunha, Manoel Onofre Júnior, Rômulo Wanderley, Tarcísio Gurgel, bem como pela publicação “400 nomes de Natal”, coordenada por Rejane Cardoso. O dicionário inclui nomes já amplamente divulgados, como Luís da Câmara Cascudo e Nísia Floresta, mas lembra daqueles ainda pouco reconhecidos por parte da população, como o cronista Guilherme Henrique Cavalcante, de 19 anos, que desde os 16 anos de idade escreve crônicas em jornais, e que neste ano publicou a seu primeiro trabalho: “A imagem do cão”.Com uma produção vasta que conta com mais de 500 nomes, para Conceição Flores, o Dicionário “vem ocupar uma lacuna e cumprirá o seu papel como porta de entrada para informações sobre os escritores potiguares”.

:http://vivicultura.blogspot.com.br/2014/10/a-noite-de-autografos-de-conceicao.html

Nenhum comentário: